“Vila Morangal: Desejo e Culpa”: trama une nuances complexas da alma humana

Romance psicológico, escrito por Francisco Xavier Amaral, será lançado nesta quarta (19) em Juiz de Fora

Vila Morangal

Será nesta quarta (19), a partir de 18h, na Assunta Forneria, o lançamento do livro “Vila Morangal: Desejo e Culpa”, de Francisco Xavier Amaral.

Publicado pela Editora Ipê das Letras, a história se desenrola em uma pequena e pitoresca vila, que até parece tranquila, mas contém diversos segredos sombrios, como explicou o autor à nossa reportagem, em participação no quadro Itatiaia Entrevista.

“O que permeia o livro é um sentimento avassalador, que constrange os personagens de modo a torná-los quase infelizes”, afirma.

A inspiração para o livro, que é o primeiro de uma trilogia, surgiu a partir de um conto escrito durante a pandemia. “O livro retrata uma vida rural, em que as pessoas estão totalmente incluídas no sentimento tradicional de respeito, pecado e culpa”, analisa.

Francisco Xavier Amaral, autor do livro

Entrevista

Confira a participação do autor Francisco Xavier Amaral no Itatiaia Entrevista:

Sinopse

Ambientado em cenário rural, Vila Morangal é uma saga instigante, onde a vida de vários personagens se desenrola em torno de um deles, assolado por um devastador conflito de sentimentos, onde o desejo e a culpa disputam espaço. Inserido no Brasil desde meados do século passado, registra o cotidiano rural, com episódios de muita ação, violência, paixão, sensualidade e mortes. O romance busca retratar a vida dos senhores da terra: suas crenças, seus sonhos, sua coragem, seus medos e seus amores, muitos deles condenados pelas convenções sociais, culturais e pelo rigor da moral religiosa, terrivelmente arraigada na alma do homem do sertão.

Sobre o autor

Francisco Xavier Amaral é advogado, Bacharel em Filosofia e Mestre em Teoria Literária pela UFRJ. Participou e foi premiado em concursos literários. Escreveu artigos e crônicas para diversos jornais e revistas e publicou o livro de poesia A noite da véspera. Coordenou publicações da área jurídica e produziu estudos literários (Garcia Marques) e filosóficos (O Elemento Subjetivo na Filosofia de Martin Heidegger), entre outros. Foi Presidente do Instituto de Advogados de Minas Gerais/Seção de Juiz de Fora, e do Instituto de Desenvolvimento Municipal Nova Cidade – IDENC. Nos últimos trinta anos atuou como pecuarista, produtor de café e cachaça. Hoje, advoga na área tributária, sendo presidente do Conselho de Sócios do escritório Amaral & Barbosa Advogados.

*Escrita por Michel Santos sob supervisão de Désia Souza

Leia também

Désia Souza é jornalista pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), onde também cursou pós graduação em “Mídia e Cidadania” e mestrado em “Comunicação e Poder”. É coordenadora de jornalismo na Itatiaia Juiz de fora, onde também atua como âncora e repórter.

Ouvindo...