‘Entrega Efetuada': exposição convida a refletir sobre a precarização do trabalho

Em cartaz até 07 de dezembro, na Galeria Nívea Bracher, mostra traz reflexões sobre condições de trabalho de entregadores

Exposição Entrega Efetuada

“Entrega Efetuada”, de Mariana de Andrade e Rodrigo Dias, é a mostra que está em exposição na Galeria Nívea Bracher, localizada no segundo piso do Mercado Cultural MC AICE, no Mercado Municipal.

A proposta do trabalho é apresentar crítica sociorracial à precarização e à exploração dos profissionais do setor de entregas, em especial os que utilizam bicicletas.

A mostra está aberta à visitação de terça a sexta-feira, de 11h às 21h, e aos finais de semana, de 11h às 16h, até o dia 07 de dezembro.

Desigualdade acentuada

Tendo como uma de suas inspirações a canção “A Carne”, imortalizada na voz de Elza Soares, o espaço apresenta quatro instalações que combinam diferentes materiais para refletir acerca da expansão dos serviços de entrega, setor que cresceu após o início da pandemiada Covid-19.

Em pauta, as obras buscam apresentar o acentuamento da desigualdade gerado: enquanto trouxe conforto e conveniência para parte da população, precarizou o trabalho de profissionais periféricos, em sua maioria negros, que viram nas entregas uma das poucas formas de sustento.

A exposição conta com o apoio da Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (FUNALFA), através do Programa Nacional Aldir Blanc (PNAB), e é a primeira mostra integrante do edital de ocupação pública da Galeria Nívea Bracher 2025/2026.

Leia também

Ouvindo...