“Entrega Efetuada”, de Mariana de Andrade e Rodrigo Dias, é a mostra que está em exposição na Galeria Nívea Bracher, localizada no segundo piso do Mercado Cultural MC AICE, no Mercado Municipal.
A proposta do trabalho é apresentar crítica sociorracial à precarização e à exploração dos profissionais do setor de entregas, em especial os que utilizam bicicletas.
A mostra está aberta à visitação de terça a sexta-feira, de 11h às 21h, e aos finais de semana, de 11h às 16h, até o dia 07 de dezembro.
Desigualdade acentuada
Tendo como uma de suas inspirações a canção “A Carne”, imortalizada na voz de Elza Soares, o espaço apresenta quatro instalações que combinam diferentes materiais para refletir acerca da expansão dos serviços de entrega, setor que cresceu após o início da pandemiada Covid-19.
Em pauta, as obras buscam apresentar o acentuamento da desigualdade gerado: enquanto trouxe conforto e conveniência para parte da população, precarizou o trabalho de profissionais periféricos, em sua maioria negros, que viram nas entregas uma das poucas formas de sustento.
A exposição conta com o apoio da Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (FUNALFA), através do Programa Nacional Aldir Blanc (PNAB), e é a primeira mostra integrante do edital de ocupação pública da Galeria Nívea Bracher 2025/2026.