Solidariedade: Câmara e shoppings lançam campanhas pelos atingidos pela chuva

Confira as prioridades de doações que podem ser levadas a cada posto de coleta

Doações recebidas na Paróquia Nossa Senhora Aparecida do Bairro Linhares em Juiz de Fora

A corrente de solidariedade pelas pessoas afetadas pela chuva extrema na segunda (15), que fez a cidade entrar em situação de emergência, ganhou mais três mobilizações em Juiz de Fora.

Quem quiser ajudar pode encaminhar os donativos à Câmara Municipal e aos postos de coleta instalados no Santa Cruz Shopping, no Centro e no Jardim Norte, no Mariano Procópio.

A orientação é se informar previamente do que cada local está recebendo para encaminhar os donativos corretamente.

Câmara Municipal

As portas da Câmara Municipal estão abertas para quem puder doar alimentos não perecíveis, água, produtos de higiene pessoal e material de limpeza.

Atenção: nesta campanha, não serão recebidos móveis e roupas.

Os donativos devem ser entregues das 7h às 19h, na sede da Câmara, no Palácio Barbosa Lima, no Parque Halfeld.

Shopping Santa Cruz & Igreja Menino Jesus de Praga

O Santa Cruz Shopping está recebendo roupas, produtos de limpeza, cobertores, alimentos não perecíveis e itens de higiene pessoal. Os itens serão encaminhados à Igreja Menino Jesus de Praga, do Bairro Poço Rico, para a distribuição para as famílias.

As entregas podem ser feitas no Balcão de Informações, que fica no setor vermelho, no 1º piso. O shopping fica na Rua Jarbas de Lery Santos, no Centro, em frente à Praça Deputado Clodesmidt Riani

Jardim Norte

O Jardim Norte está realizando até domingo (21) a campanha “JF de Mãos Dadas”, mobiliza doações para ajudar bairros e pessoas afetadas pelas chuvas.

No local, estão sendo recebidos roupas, calçados, alimentos, produtos de higiene pessoal, produtos de limpeza, cobertores, móveis, toalhas de banho, absorventes e fraldas.

O ponto de arrecadação fica no Espaço de Eventos, próximo a Magazine Luiza, no piso L2.

Outras iniciativas

Os juiz-foranos podem contribuir com donativos para a ação da Prefeitura ‘Natal de todas e todos nós’ levando estão água sanitária, desinfetante, detergente, sabão em pó ou em barra, vassouras, rodos, panos de chão e baldes às Unidades dos supermercados Bahamas, Pais e Filhos e Rede BH ou à sede da Casa da Mulher, na Avenida Garibaldi Campinhos, 169, bairro Vitorino Braga.

Outra opção é levar ao no SAC, no Piso L1 do Independência Shopping, que é parceiro da Associação Mão Amiga, roupas, calçados, cobertores, toalhas de banho, itens de limpeza, itens de higiene pessoal, alimentos, móveis, absorventes e fraldas.

Além disso, a campanha lançada pela Paróquia Nossa Senhora Aparecida, no Bairro Linhares, incluiu material de higiene pessoal e galões de água potável entre os pedidos mais urgentes que podem ser encaminhados ao Centro de Evangelização São Bartolomeu, na Rua Diva Garcia, 2.100.

Chuva extrema

A Prefeitura reiterou que o volume das chuvas que atingiram a cidade, nessa segunda-feira (15), foi considerado extremo. Os registros superiores a 100 milímetros em apenas 1h equivalem a cerca de um terço da média esperada para o mês de dezembro pela média climatológica (310,4 mm).

De acordo com a Defesa Civil, estudos de intensidade, duração e frequência (IDF) indicam que um temporal desta magnitude ocorre em média uma vez a cada 143 anos. Em menos de 24h, a Defesa Civil registrou mais de 150 ocorrências pelo telefone de emergência 199, relacionadas diretamente ao impacto das chuvas, sobre alagamentos, inundações, deslizamentos de encostas e danos estruturais em edificações.

Situação de emergência

A Prefeita Margarida Salomão (PT) declarou situação de emergência em Juiz de Fora. O motivo foi a chuva extrema registrada nessa segunda-feira (15), que causou danos em várias regiões e deixou 61 pessoas desalojadas.

De acordo com o Executivo, o decreto Nº 17.593 tem validade de 90 dias, podendo ser prorrogado conforme a evolução do cenário.

Está autorizada a mobilização de todos os setores municipais para atuação integrada nas ações de resposta, assistência à população atingida, reabilitação e reconstrução das áreas afetadas, conforme o Plano de Contingência Municipal, que se encontra em nível máximo de alerta.

*Escrita por Michel Santos sob supervisão de Roberta Oliveira

Leia também

Leia também

Natural de Juiz de Fora, jornalista com graduação e mestrado pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Experiência anterior em Rádio, TV e Internet. Gosta de esporte, filmes e livros. Editora Web na Itatiaia Juiz de Fora desde 2023. Tricampeã na categoria Web/Mídias Digitais no Prêmio Oddone Turolla de Jornalismo, do Sindicomércio JF.

Ouvindo...