As inscrições para vagas no Sistema Unificado de Seleção (Sisu) 2026 estão abertas a partir desta segunda-feira (19). Até sexta (23), os candidatos que fizeram as últimas três edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) podem concorrer às vagas oferecidas pelas instituições de ensino se inscrevendo no
Neste ano, o processo reúne mais de 274 mil vagas, entre 136 instituições públicas de ensino superior, configurando a maior edição do programa em número de instituições participantes.
Na Zona da Mata e no Campo das Vertentes, as universidades federais de Juiz de Fora, Viçosa e São João del-Rei oferecem, em conjunto, 8.203 vagas. Confira:
UFV
A Universidade Federal de Viçosa (UFV) oferece 3.360 vagas em 69 cursos de graduação presenciais. Cinco são novos: Ciência de Dados e Inteligência Artificial, no campus Rio Paranaíba; de Ciências de Dados e de Engenharia de Robôs, no campus Viçosa e Matemática Aplicada e Computacional e Engenharia Ambiental e Sanitária, no campus Florestal. Por campi, as vagas foram divididas da seguinte forma: 2.390 em Viçosa, 415 em Florestal e 555 em Rio Paranaíba. As informações sobre cursos, turnos e cada campus estão no
UFJF
A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) terá 2.008 vagas em 76 cursos de graduação presenciais, nos campi de Juiz de Fora e Governador Valadares.
UFSJ
A Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) vai disponibilizar 2.835 vagas em 51 cursos de graduação presenciais em seis campi nos municípios de São João del-Rei, Ouro Branco/Congonhas, Divinópolis e Sete Lagoas.A única exceção é o Curso de Música, que tem processo seletivo com regras próprias. O quadro completo de cursos e vagas, incluindo as cotas, estão no
Sisu 2026
Para se inscrever no Sisu 2026, o candidato deve ter completado o ensino médio e participado de uma ou mais edições do Enem em 2023, 2024 ou 2025. A seleção terá como referência a nota da edição que resulte na melhor média ponderada de acordo com a opção de curso. Não será considerada a edição do Enem em que o candidato tenha participado como treineiro.
O candidato poderá se inscrever em até duas opções de curso, que vão poder ser alteradas ou canceladas, porque será considerada apenas a última opção registrada.
É importante lembrar que o candidato será selecionado em apenas uma das opções: exclusivamente na 1ª opção, caso tenha obtido nota suficiente para classificação; ou na 2ª opção, caso a nota seja suficiente para tal e desde que não tenha sido selecionado na 1ª opção.
O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 29 de janeiro. As matrículas nas instituições escolhidas ocorrerão a partir de 2 de fevereiro.