Sisu 2026: UFJF ofertará 2008 vagas em 76 cursos nos dois campi

As inscrições para os cursos em Juiz de Fora e Governador Valadares devem ser realizadas na próxima semana. Resultado está previsto para 29 de janeiro

Sisu disponibiliza resultado da seleção regular

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) terá 2.008 vagas em 76 cursos de graduação presenciais, nos campi de Juiz de Fora e Governador Valadares, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2026.

As inscrições devem ser realizadas entre 19 e 23 de janeiro, exclusivamente pelo Portal de Acesso Único ao Ensino Superior, do Ministério da Educação (MEC).

Esta edição terá como novidade a possibilidade de utilizar notas das três últimas edições do Enem, 2023, 2024 e 2025, para inscrição e classificação dos candidatos. Dessa forma, estudantes que realizaram o exame em anos anteriores também poderão concorrer às vagas, mesmo que não tenham participado da edição mais recente.

Caso o candidato tenha realizado mais de uma das três últimas edições do Enem, será considerada a maior nota. A classificação dos candidatos é de acordo com as opções de curso escolhidas, o número de vagas disponíveis e as modalidades de concorrência selecionadas.

O sistema de inscrição do Sisu realiza, de forma automática, a seleção da edição do Enem que atende a esses critérios e desconsidera participações como treineiro e edições em que o candidato tenha obtido nota zero na redação.

Como se inscrever

A inscrição é feita exclusivamente pelo Portal de Acesso Único ao Ensino Superior, entre os dias 19 e 23 de janeiro. O candidato deve logar através da conta gov.br (CPF e senha). Caso não tenha, será necessário criar uma.

Em seguida, deve atualizar os dados de contato e completar os dados pessoais, sociais e socioeconômicos. Esse procedimento é fundamental para concorrer às vagas reservadas às cotas, quando for o caso, que deverão ser comprovadas posteriormente, no momento da matrícula. Caso não seja comprovado, candidato será desclassificado.

Após a atualização dos dados, o candidato escolhe duas opções de curso (1ª e 2ª) em ordem de preferência, e indica se opta por ampla concorrência ou cota.

Durante o período de inscrição, o sistema mostra sua classificação parcial e notas de corte. É possível alterar o curso durante este período de inscrição. O resultado final da classificação do Sisu está previsto para 29 de janeiro.

O Sisu 2026 contará com apenas uma etapa de inscrição que será válida tanto para o primeiro quanto para o segundo semestre. Desse modo, um processo seletivo contemplará todas as vagas ofertadas pela UFJF. Dessa forma, não haverá nova classificação no meio do ano.

Matrículas

As datas para a realização de matrícula na UFJF para os aprovados na primeira chamada tem previsão de divulgação a partir do dia 2 de fevereiro, pela Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos (Cdara). É fundamental que os candidatos estejam atentos ao edital que ainda será divulgado pelo setor e aos documentos exigidos pela UFJF.

Todas as informações necessárias sobre documentações devem ser conferidas na Portaria de Matrícula, acessível na aba ‘Sisu 2026’, na página do Cdara.

Quem não for selecionado na chamada regular do Sisu, poderá manifestar interesse em participar da lista de espera. O período para manifestar interesse é de 29 de janeiro a 2 de fevereiro pelo Portal de Acesso Único do Ensino Superior. A convocação depende do surgimento de vagas.

*Escrita por Michel Santos sob supervisão de Roberta Oliveira

Leia também

Leia também

Graduando em jornalismo pela UFJF, Michel Santos é estagiário da Itatiaia em Juiz de Fora. Apaixonado por esportes, videogames e fã aficcionado de automobilismo.

Ouvindo...