A Prefeitura de Juiz de Fora divulgou o balanço do lixo recolhido das bocas de lobo e bueiros em 2025. Foram um total de 294,76 toneladas de rejeitos retirados, número que supera a marca de 229 toneladas de 2024. O serviço previne alagamentos e a efetividade do sistema de drenagem do município.
O material encontrado de janeiro à dezembro de 2025, equivale a aproximadamente 18 ônibus urbanos ou cerca de 245 girafas macho. De acordo com a Secretária de Obras, Bruna Rocha, os rejeitos, em maioria, foram plásticos, como sacolas e garrafas pets, que são os principais objetos encontrados, derivados do lixo doméstico.
O aumento da quantidade de lixo identificado mostra efetividade no serviço de limpeza da cidade, porém, a Secretária alerta sobre o descarte incorreto.
“O aumento mostra que o trabalho de limpeza está sendo identificado, mas indica muito lixo sendo descartado em local incorreto. Quanto maior esse lixo, maior o esforço necessário para manter a cidade funcionando bem, principalmente no período de chuva”
Números da limpeza da cidade
O serviço de coleta não se restringe somente às bocas de lobo e bueiros, mais de 17 mil m³ de sedimentos e lixo do Rio Paraibuna e córregos da cidade, o que corresponde a mais de 2 mil caminhões, de acordo com a Secretaria de Obras.
Apenas no mês de dezembro, 44 toneladas de lixo das bocas de lobo foram recolhidos e encaminhados ao aterro sanitário. Os trabalhos foram realizados em todas as regiões da cidade, com limpeza, desobstrução e manutenção de bocas de lobo, bueiros, poços de visita e galerias de águas pluviais.
A Secretária de Obras, Bruna Rocha, orienta que para os resultados destas intervenções serem duradouros, é necessário a colaboração popular, de modo a evitar descartar lixo e entulho em ruas, córregos e bocas de lobo.
O descarte irregular é crime. Ao ver alguém a praticar o descarte irregular, denuncie pelo número: (32) 3690-7984.
*Escrita por Michel Santos sob supervisão de Roberta Oliveira