Ouvindo...

Prefeitura implementa Programa Lixo Zero em Juiz de Fora

A ação será ampliada para escolas, unidades básicas de saúde e outros espaços

Lei torna coleta seletiva obrigatória em Juiz de Fora

A Prefeitura de Juiz de Fora iniciou nesta segunda-feira (22) a implementação do Programa Lixo Zero em suas edificações e unidades de atendimento. Nos próximos meses, a ação será ampliada para escolas, unidades básicas de saúde e outros espaços de cultura, esporte e lazer.

A iniciativa foi lançada em um evento com a presença de autoridades, servidores do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb) e também associação de catadores.

A diretora do Demlurb, Franciane Pavão, explicou como as ações serão realizadas. “Iniciamos as ações do programa Lixo Zero. As lixeiras das secretarias já foram identificadas e, nas próximas semanas, um contêiner será instalado na Praça Antônio Carlos para receber materiais recicláveis. Também lançamos o Descomplique Lixo Zero. Haverá ainda palestras para grandes geradores, produtores de eventos e síndicos de condomínios.”

Além disso, a partir desta terça-feira (23) de 9h às 17h, será lançado o “Diskomplique o Lixo Zero”, pelo número (32) 98466-4842, um canal de atendimento para esclarecer dúvidas sobre a coleta seletiva e o funcionamento do programa.

Próximas etapas

  • Criação de cronograma de palestras e workshops com empresas privadas e associações de catadores licenciados pelo Demlurb (até abril);
  • Instalação de ponto de entrega voluntária de recicláveis na Praça Antônio Carlos;
  • Novas lixeiras sustentáveis confeccionadas pela Paraibuna Embalagens nos locais mapeados;
  • Reuniões periódicas com servidores públicos para reforço da conscientização ambiental.
Leia também

Désia Souza é jornalista pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), onde também cursou pós graduação em “Mídia e Cidadania” e mestrado em “Comunicação e Poder”. É coordenadora de jornalismo na Itatiaia Juiz de fora, onde também atua como âncora e repórter.