Ouvindo...

Secretaria de Educação inicia o cadastramento para escolas em 2026 (JF)

Inscrições para educação infantil, ensino fundamental e EJA vão até 14 de novembro

Gabriel Jabur/Agência Brasília

A Secretaria de Educação da Prefeitura de Juiz de Fora (SE/PJF) informa que o cadastramento para o ano letivo de 2026 nas escolas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Rede Municipal de Ensino está sendo realizado até 14 de novembro de 2025.

Cadastro Educação Infantil

Devem ser inscritas no Cadastro Escolar para Educação Infantil as crianças que não estão matriculadas na Rede Municipal de Ensino em 2025 e que, em 2026, ingressarão no 1º ou no 2º Período da Educação Infantil. Crianças atendidas em Creches Parceiras do Município em 2025 e que irão para escolas da Rede Municipal em 2026 também precisam ser cadastradas.

Para o 1º Período, o candidato deve estar com 4 anos de idade completos ou a completar até 31 de março de 2026. E, para o 2º Período, a criança advinda de outras redes que não a Rede Municipal de Ensino, deve ter 5 anos de idade completos ou a completar até 31 de março de 2026. O cadastramento é feito on-line, e aqueles que não têm acesso aos recursos digitais poderão procurar as escolas municipais ou a Secretaria de Educação (Rua Halfeld, número 1400) para realizarem a inscrição presencialmente.

No ato do cadastro, os responsáveis deverão informar os dados da criança e indicar 3 escolas, respeitando o zoneamento de residência familiar. A relação completa dos documentos necessários para cadastro e os critérios de preenchimento das vagas estão disponíveis no Edital.

Cadastro Ensino Fundamental / EJA

O Cadastro Escolar para Ensino Fundamental deve ser realizado pelos responsáveis dos candidatos que ingressarão no 1º ano do Ensino Fundamental, com 6 anos de idade completos ou a completar até 31 de março de 2026, ou nos demais anos de escolaridade da Educação Básica, advindos de outras redes que não a Rede Pública de Ensino (escolas municipais ou estaduais).

Nos casos de escolas da Rede Pública de Ensino com turmas com terminalidade, os estudantes também devem se cadastrar para realocação nas demais unidades escolares. Para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), podem se inscrever os interessados em retomar os estudos do Ensino Fundamental e Médio nessa modalidade, a partir dos 15 anos de idade completos.

O cadastro deve ser realizado no site do SUCEM. Caso o candidato não tenha acesso à internet, é possível realizar a inscrição presencialmente nas escolas municipais e estaduais, ou na Secretaria de Educação.

Os documentos exigidos e os critérios para preenchimento das vagas constam no Edital.

Resultados

Os resultados das duas modalidades de cadastro serão divulgados no dia 10 de dezembro de 2025, e poderão ser consultados através do número de protocolo fornecido pelos sistemas no ato de confirmação do cadastramento.

Para consultar o resultado do Cadastro Escolar para Ensino Infantil, os responsáveis devem acessar o site da Prefeitura de Juiz de Fora. O resultado dos cadastros para Ensino Fundamental e EJA será divulgado no site do SUCEM.

Matrículas

As matrículas para os candidatos contemplados deverão ser realizadas nas escolas indicadas no resultado final nos períodos de 11 a 19 de dezembro de 2025 e de 05 a 16 de janeiro de 2026.

Leia também

Leia também

Natural de Juiz de Fora, jornalista com graduação e mestrado pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Experiência anterior em Rádio, TV e Internet. Gosta de esporte, filmes e livros. Editora Web na Itatiaia Juiz de Fora desde 2023. Tricampeã na categoria Web/Mídias Digitais no Prêmio Oddone Prêmio Oddone Turolla de Jornalismo, do Sindicomércio JF.