Ouvindo...

HU-UFJF lança cartilha sobre estilo de vida de crianças e adolescentes

Objetivo é orientar famílias sobre questões como alimentação, rotina de sono, uso de telas e educação sexual

MPMG alerta que desafio do desmaio se dissemia entre crianças e adolescentes (imagem ilustrativa)

Foi lançada, recentemente, a cartilha “Estilo de vida de crianças e adolescentes”. A obra aborda temas como alimentação, uso de telas, saúde mental e saúde sexual, com o objetivo de orientar pais e profissionais de saúde.

A iniciativa é resultado de um projeto do Programa de Iniciação Tecnológica (PIT) do Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF), gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

A pediatra e professora da Faculdade de Medicina da UFJF, Patrícia Cristina Gomes Pinto, explica que a ideia veio a partir de atendimentos em laboratório didático, vinculados ao SUS. “Percebemos que faltava atenção das famílias com questões sobre alimentação, uso de telas e saúde mental. Muitas crianças utilizavam telas durante as consultas”, alerta.

“Na cartilha, a gente tenta demonstrar o tempo todo o quanto é importante o exemplo dos pais”, relata a pediatra. O projeto tem como coautora a acadêmica do curso de Medicina da UFJF, Ana Beatriz Lanzieri.

Atendimentos ocorrem na Unidade Dom Bosco do HU-UFJF/Ebserh

Conheça o PIT

O Programa de Iniciação Tecnológica (PIT) é iniciativa da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Tem como objetivo proporcionar o contato de estudantes de graduação com técnicas e métodos tecnológicos aplicados à área da saúde, além do estímulo ao desenvolvimento pessoal, profissional e o pensamento crítico do aluno.

Confira a entrevista da pediatra Patrícia Gomes concedida à jornalista Désia Souza no quadro Itatiaia Entrevista.

Leia também

Désia Souza é jornalista pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), onde também cursou pós graduação em “Mídia e Cidadania” e mestrado em “Comunicação e Poder”. É coordenadora de jornalismo na Itatiaia Juiz de fora, onde também atua como âncora e repórter.