Os moradores de Juiz de Fora e de municípios da Zona da Mata e Campo das Vertentes devem ficar atentos. De acordo com alertas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a região está sob alertas de tempestade e de chuvas intensas até 10h desta terça-feira (14).
A Defesa Civil de Juiz de Fora emitiu alerta de chuvas intensas com possibilidade de vendaval, também até 10h de terça-feira (14), com possibilidade de extensão, caso as condições climáticas persistam. Segundo a subsecretaria, o alerta foi emitido em razão da atuação de uma linha de instabilidade (frente fria) que avança em direção ao município, com chuvas intensas e ventos que podem chegar a 70 km/h.
Orientações do Inmet
Segundo o Inmet,o alerta de tempestade tem previsão de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. Existe também, durante o período, o risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.
O Inmet orienta que, em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, porque há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Se possível, conforme o órgão, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
Sobre o alerta de chuvas intensas que abrange municípios da Zona da Mata e Campo das Vertentes, a previsão é de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h). Por outro lado, há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Leia também
Após 12 anos, iniciadas as obras de recuperação da MG-457 na Zona da Mata Corpo de Bombeiros de Juiz de Fora é contemplado com novas viaturas