Em 2025, nas duas etapas da Campanha de Vacinação Antirrábica Animal foram aplicadas 48.866 doses da vacina contra raiva. Desse total, foram imunizados 39.467 cães e 9.399 gatos cães e gatos, a partir de três meses de idade.
Os dados são referentes às ações em setembro e outubro, segundo a Subsecretaria de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde. A vacinação antirrábica é a principal medida preventiva contra a raiva em seres humanos e animais.
A doença tem manifestação rápida nos infectados, como explicou o supervisor de Controle de Zoonoses da Secretaria de Saúde, médico veterinário, José Geraldo Castro "é uma doença comum entre homens e animais, nos animais a doença provoca uma encefalite, que gera uma paralisia progressiva, o animal para de se alimentar, beber água, passa a procurar locais sem luz. Tem paralisia das patas traseiras e pode vir a óbito em no máximo 10 dias”.
O veterinário ainda ressaltou que existem outras doenças com sintomas semelhantes ao da raiva, a exemplo da cinomose, e por isso consultar um médico veterinário é importante.
O último caso de raiva diagnosticados em cães e gatos em Juiz de Fora foi diagnosticado em 1998. No entanto, em bovinos e equinos ocorrem casos frequentes da doença na zona rural do município, transmitido por morcegos.
Vacinação
Para aqueles que ainda não levaram seus animais para vacinação, A Secretaria de Bem-Estar animal realiza a vacinação junto aos eventos de adoção.
O cronograma da iniciativas podem ser conferidas no site da Prefeitura de Juiz de Fora.
*Escrita por Michel Santos sob supervisão de Roberta Oliveira