As escolas estaduais Maria Ilydia Resende Andrade e Prof. José Saint Clair M Alves foram selecionadas para o projeto de implantação bilíngue no estado de Minas Gerais em 2026. A medida divulgada nesta terça-feira (13) é parte do projeto Minas Bilíngue da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG).
A iniciativa busca promover o ensino bilíngue e intercultural, para ampliar as oportunidades acadêmicas, profissionais e formativas dos estudantes da rede pública. As unidades estão distribuídas em diferentes regiões do estado e vinculadas a 18 Superintendências Regionais de Ensino (SREs).
Para Marinez Miranda, diretora da unidade, a iniciativa será bem aceita pelos alunos e corpo docente.
“Tenho certeza que será de grande alegria para os nossos educandos saber que terão disciplinas a mais ministradas na língua inglesa. Todos esses projetos inovadores são sempre muito bem aceitos pelo corpo docente, e principalmente pela nossa comunidade escolar. Tenho certeza que teremos um ano de bastante rendimento”, afirmou.
Minas Bilíngue
O projeto, de acordo com a SEE-MG, está estruturado em três frentes: a implantação das 30 escolas estaduais bilíngues a partir deste ano, a oferta de cursos gratuitos de idiomas nos Centros de Estudo de Línguas, voltados a estudantes e profissionais da rede, e a possibilidade de intercâmbio internacional, em períodos de dois a seis meses, para estudantes com melhor desempenho e professores mais engajados, por meio do Passaporte Mineiro do Conhecimento.
As aulas terão início no dia 4/2, conforme o Calendário Escolar 2026 da SEE-MG, a data também marcará o início da execução do projeto em sala de aula. Nas escolas bilíngues, a língua estrangeira adicional, escolhida pela comunidade escolar, passa a ter carga horária ampliada e será integrada a outros componentes curriculares.
Além das aulas específicas de idioma, parte de disciplinas da Formação Geral Básica e dos Itinerários Formativos será ministrada parcialmente na língua adicional, em uma abordagem interdisciplinar. O currículo inclui ainda os Estudos Interculturais, que abordam aspectos históricos, culturais, artísticos e sociais dos países falantes do idioma.
*Escrita por Michel Santos sob supervisão de Roberta Oliveira