A Universidade Federal de Viçosa, na Zona da Mata, em parceria com a Receita Federal, desenvolveu um projeto que transforma mercadorias apreendidas em robôs educacionais com múltiplas funcionalidades, promovendo inclusão, sustentabilidade e inovação tecnológica.
A iniciativa faz parte do programa Além do Horizonte, promovido pela Receita Federal em conjunto com instituições de ensino superior de Minas Gerais.
Coordenado pelo professor Alexandre Brandão, do Departamento de Engenharia Elétrica (DEL), o projeto foi desenvolvido no Núcleo de Especialização em Robótica (NERo) da instituição.
A proposta consiste em reaproveitar materiais apreendidos pela RFB, como cigarros eletrônicos e TV Box, para a criação de robôs de esteira com controle via Wi-Fi, transmissão de imagens em tempo real e navegação autônoma com desvio de obstáculos.
Utilizando baterias de lítio dos cigarros eletrônicos e TV Box reprogramadas como interface de controle, os estudantes conseguiram estabelecer comunicação entre o computador do usuário e o robô, permitindo comandos de direção e operação remota.
A iniciativa atingiu o nível de maturidade tecnológica TRL 8, comprovando sua viabilidade em ambientes reais.
Leia também
UFV cria doce de leite sem açúcar e sem lactose para dietas especiais CAp-Coluni da UFV lidera ranking das escolas públicas nas notas do Enem 2024