Ouvindo...

Morre Lô Borges: diretor do Cine-Theatro Central resgata ligação do artista com Juiz de Fora

Fundador do Clube da Esquina, Lô Borges morreu em Belo Horizonte.

Lô Borges é um dos principais nomes do movimento Clube de Esquina

A morte do cantor e compositor Lô Borges, um dos fundadores do famoso movimento Clube da Esquina, gerou manifestações de lamento e de lembranças em Juiz de Fora. O artista mineiro morreu morreu na noite de domingo (2) aos 73 anos, após 17 dias internado para tratar um quadro de intoxicação medicamentosa.

Juiz de Fora estava entre as apresentações previstas da turnê “Esquina e Canções” ao lado do amigo Beto Guedes. Inicialmente previsto para maio, o show foi adiado para 7 de novembro, até ser cancelado pela produção.

Em nota nas redes sociais, a Prefeitura disse que “Juiz de Fora lamenta profundamente a perda de Lô Borges. Cantor, compositor e um dos fundadores do Clube da Esquina, Lô Borges partiu deixando um legado que continuará inspirando gerações. Sua arte segue ecoando pelas esquinas e pelos corações de quem reconhece, em suas canções, o jeito mineiro de sentir o mundo”.

A ligação do compositor e cantor com Juiz de Fora foi além das apresentações, como contou à Itatiaia o diretor do Cine-Theatro Central , Luiz Claudio Ribeiro, o Cacaudio.

“Nos anos 1980, Lô gravou a música Força do Vento, do Rogério de Freitas, que é daqui de Juiz de Fora. Quando ele gravou isso, o Rogério era colega nosso no curso de engenharia e foi muito interessante, motivo de muita alegria para o Rogério. E Lô fez grande sucesso com essa música também, que era muito tocada nos rádios e nos shows”.

Ouça a matéria

Despedida de Lô Borges

Salomão Borges Filho, conhecido no meio artístico apenas como Lô Borges, nasceu na capital mineira em 10 de janeiro de 1952 e se consagrou, no decorrer dos anos, como um dos principais nomes da Música Popular Brasileira (MPB). Ao lado de Milton Nascimento, o Bituca, e Beto Guedes, ele ganhou reconhecimento pela atuação no Clube da Esquina.

No Spotify, Lô Borges conta com cerca de 500 mil ouvintes mensais. Entre as canções mais ouvidas está “Um Girassol Da Cor Do Seu Cabelo”, além de “O Trem Azul” e “Paisagem da Janela”. O cantor deixa um filho, Luca Arroyo Borges, de 27 anos.

O corpo do cantor e compositor será velado, nesta terça-feira (4), no Foyer do Grande Teatro Cemig Palácio das Artes, em Belo Horizonte. O sepultamento ocorre na sequência e será restrito a familiares e amigos próximos. O local não foi divulgado.

Leia também

Leia também

Joubertt Telles é graduado em jornalismo pelo Centro Universitário Estácio Juiz de Fora, em 2010, e possui curso de Processo de Comunicação e Comunicação Institucional pela Fundação Getúlio Vargas. Trabalha na Itatiaia Juiz de Fora desde 2016, como repórter e apresentação. Prêmio Sindicomércio de Jornalismo 2017, na categoria rádio. Prêmios do Instituto Cultura do Samba como destaque do jornalismo local, em 2016 e 2017. Já atuou na Rádio Globo Juiz de Fora, TVE e Diário Regional, além de ter desempenhado função de assessor parlamentar na Câmara Municipal de Juiz de Fora.
Natural de Juiz de Fora, jornalista com graduação e mestrado pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Experiência anterior em Rádio, TV e Internet. Gosta de esporte, filmes e livros. Editora Web na Itatiaia Juiz de Fora desde 2023. Tricampeã na categoria Web/Mídias Digitais no Prêmio Oddone Prêmio Oddone Turolla de Jornalismo, do Sindicomércio JF.