Já pensou um doce de leite sem açúcar e sem lactose? As possíveis preces de pessoas com diabetes ou intolerância à lactose estão perto de serem atendidas graças a uma pesquisa no Departamento de Tecnologia de Alimentos da Universidade Federal de Viçosa (UFV), na Zona da Mata.
O professor Evandro Martins propôs aos alunos do Curso de Ciência e Tecnologia de Laticínios que pensassem em como desenvolver esta opção. Dois estudantes, Gustavo Silva Campos e Jonathan Gusmão, trabalharam junto com o professor e chegaram a um resultado satisfatório após oito meses de pesquisa.
De acordo com eles, o novo produto tem cerca de 25% menos calorias que o produto tradicional, podendo ser indicado para diabéticos, pessoas intolerantes à lactose ou para dietas com controle de calorias. Outro possível uso é como pré-treino, especialmente para atividades físicas que exigem energia rápida para melhorar a performance física.
O produto está em fase de de depósito de patente no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI) e assim que os trâmites forem concluídos, o Núcleo de Inovação Tecnológica da UFV (NIT) inicia a prospecção de empresas interessadas no licenciamento da tecnologia em busca de parcerias estratégicas para viabilizar a comercialização do doce de leite.
O professor Evandro Martins conversou com a Itatiaia e falou sobre a pesquisa e os principais desafios enfrentados ao longo do trabalho. Ouça a matéria de Joubertt Telles.
O doce de leite sem açúcar e sem lactose foi desenvolvido pelos estudantes Gustavo e Jonathan junto com o professor Evandro Martins