A Polícia Rodoviária Federal (PRF) deteve um idoso de 61 anos flagrado quase 230 frascos de lança-perfume na BR-040, em Carandaí, no Campo das Vertentes, nesta quinta-feira (29). Além disso, ele também é suspeito de tráfico de pessoas.
Durante fiscalização no km 671, os policiais abordaram veículo Jeep/Compass, cor prata, que estava parado em frente a um estabelecimento comercial. No veículo, estavam o condutor e três garotas de 15 anos. Segundo a PRF, os quatro são de Juiz de Fora.
Segundo a PRF, inicialmente, o homem informou ser familiar das adolescentes. Em seguida, apresentou versões contraditórias, até que nenhum vínculo de parentesco foi comprovado.
No carro, os agentes localizaram 227 frascos de lança-perfume. Quando informado sobre a detenção, o condutor contou que a droga e as adolescentes estavam sendo levados até um cidadão em Conselheiro Lafaiete (MG), cidade que fica a 38 km de distância do local da abordagem.
Além disso, ele informou aos policiais que “pagou lanches” para as vítimas como forma de recompensa pela viagem.
Diante dos fatos, o condutor, veículo e entorpecente foram encaminhados a Polícia Civil, em Conselheiro Lafaiete. As adolescentes, vítimas de tráfico de pessoas, foram acolhidas pelo Conselho Tutelar do município.
Viagens de menores de idade
Adolescentes e crianças com menos de 16 anos completos não podem viajar desacompanhadas dos pais ou responsáveis legais, ou munidas de autorização para essa finalidade, conforme previsão da Lei nº 13.812, em 16 de março de 2019, que altera dispositivos do Estatuto da criança e a do adolescente (ECA).
Em 29 de janeiro do corrente, por volta das 11 horas e 35 minutos, equipe PRF em fiscalização de rotina na altura do Km 671 da BR 040, em Carandaí/MG abordou o veículo Jeep/Compass, cor prata que encontrava-se parado em frente a um estabelecimento comercial. No veículo estavam o seu condutor. J L B M, 61 anos, acompanhado de 3 adolescentes do sexo feminino, todas com 15 anos de idade. Inicialmente o homem informou ser familiar das adolescentes; seguidamente apresentou versões contraditórias e nenhum vínculo de parentesco restou minimamente comprovável. Em revista ao veículo foram localizados 227 frascos de lança-perfume. O homem quando foi informado que seria encaminhado à polícia judiciária informou que a droga e as adolescentes estavam sendo levados até um cidadão em Conselheiro Lafaiete/MG. Informou ainda que “Pagou lanches” para as vítimas como forma de recompensá-las pela viagem. Condutor, veículo e entorpecente encaminhados a Polícia Civil enquanto as adolescentes, VÍTIMAS de tráfico de pessoas foram acolhidas pelo conselho tutelar do município.
Importante lembrar que adolescentes e crianças com menos de 16 anos completos não podem viajar desacompanhadas dos pais ou responsáveis legais ou munidas de autorização para essa finalidade conforme previsão da Lei nº 13.812, em 16 de março de 2019 que altera dispositivos do Estatuto da criança e a do adolescente (ECA).