Em celebração ao Dia Nacional da Visibilidade Trans, comemorado nesta quinta (29), estão previstos eventos até o próximo sábado em Juiz de Fora, na Zona da Mata.
A programação começa na quinta (29) a partir das 17h30, a realização da 5ª Marcha da Visibilidade Trans, com concentração no Parque Halfeld, organizada por coletivos e movimentos sociais do município como momento de celebração e luta por direitos.
Segue na sexta (30), com a ação intersetorial “Cidadania em TRANSformação”. A iniciativa é voltada à promoção do acesso a direitos, à inclusão social e ao fortalecimento da cidadania da população trans.
Já no sábado (31), no Beco Cultural, no Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (CCBM), está previsto o “Café com Amor com as Divas”, voltado ao acolhimento de pessoas trans em situação de vulnerabilidade e de familiares. Será exibido o documentário “Elas na Rua – Visibilidade Trans”, produzido pela Secretaria Especial de Direitos Humanos.
Cidadania em TRANSformação
A ação será das 9h às 13h, no Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (CCBM), na Praça Tarcísio Delgado e reúne em um único espaço serviços de diferentes áreas da administração municipal com foco em empregabilidade, cidadania, educação, saúde e assistência social.
Entre os atendimentos oferecidos estão
Na área da saúde serão oferecidos atendimentos da equipe do Ambulatório de Saúde Integral de Pessoas Trans do Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora, vacinação e outros atendimentos em saúde,
A atividade integra a programação da Semana Municipal da Visibilidade, Empregabilidade e Capacitação de Travestis, Pessoas Transgêneras Binárias e Não Binárias, instituída no município desde 2023 por meio da
*Escrita por Michel Santos sob supervisão de Roberta Oliveira
Leia também
Janeiro Lilás: Referência em MG, HU-UFJF orienta sobre acesso à saúde de pessoas trans Espaço Emprego JF: aumenta número de vagas na 1ª edição de 2026