Já está em andamento a campanha “Juiz de Fora Solidária no Frio”. É o quinto ano que a iniciativa é realizada, dentro do Plano de Contingência para Situações de Baixas Temperaturas, em vigor até 30 de setembro.
A norma prevê o acionamento do Plano quando a temperatura atingir ou for inferior a 13,5º C ou sensação térmica equivalente. Ele também pode ser acionado a qualquer momento se as condições de temperatura alcançarem valores que definem os estados de criticidade.
Conforme o decreto, até setembro, o município está em estado de observação. Quando as temperaturas tendem a atingir 13,5º C, o estado é de atenção. Já quando as temperaturas atingirem 12ºC, o estado é de alerta; ao atingirem 10ºC, a situação será de alerta máximo; e ao atingirem 5ºC, a situação será de alerta.
Neste contexto, a campanha pretende arrecadar itens de vestuário e cobertores que serão destinados às entidades/instituições que fazem parte da Mesa da Cidadania. O grupo com mais de 100 representantes será responsável pela distribuição do material para as pessoas em situação de vulnerabilidade. No segundo dia de arrecadação, voluntários das instituições compareceram à Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH) para recolher cerca de 200 cobertores e meias foram oferecidos pelas equipes participantes da Copa Prefeitura de Futsal, projeto da Secretária de Esporte e Lazer (SEL), além de doações da comunidade.
As doações podem ser entregues nos seguintes locais:
- Prédio-sede da PJF - Avenida Brasil, 2001, Centro, das 8h às 18h;
- Casa da Mulher - Avenida Garibaldi Campinhos, 169, Bairro Vitorino Braga, antigo prédio da Defesa Civil, das 7h30 às 17h;
- Secretaria de Igualdade Racial / Paço Municipal - Esquina da Rua Halfeld com a Avenida Rio Branco, das 8h às 18h
Ouça a matéria de Joubertt Telles
Leia também
‘Doe amor. Compartilhe calor': Itatiaia e Vicentinos lançam campanha do agasalho Junho Vermelho alerta para queda de doações de sangue durante o inverno