Ouvindo...

Junho Vermelho alerta para queda de doações de sangue durante o inverno

Hemocentro Regional de Juiz de Fora atende a 58 hospitais em 28 cidades da região

Uma doação de sangue pode salvar até quatro vidas, segundo a Hemominas

14 de Junho é o Dia Mundial do Doador Voluntário de Sangue. A data lembra o nascimento de Karl Landsteiner, imunologista austríaco que descobriu o fator Rh e as várias diferenças entre os tipos sanguíneos.

Por conta dessas comemorações, o mês tem a alcunha de Junho Vermelho.

"É um mês com queda no comparecimento de doadores por conta do frio e das doenças respiratórias, por isso, a importância da conscientização”, destaca Rosani Martins, que é funcionária do setor de captação do Hemocentro Regional de Juiz de Fora.

Em participação no quadro Itatiaia Entrevista, ela ainda chamou a atenção para a baixa nos estoques, incluindo até os tipos A+ e O-, o que não é comum por ser o tipo de grande parte das pessoas.

Saiba como doar

Interessados podem fazer o agendamento pelo aplicativo MG App Cidadão, pelo site do Hemominas, ou por telefone, no setor de captação do Hemocentro Regional de Juiz de Fora (32) 3257-3117.

Há também a opção de demanda espontânea mas, nesse caso, o cidadão deve aguardar a sua vez, respeitando o horário dos agendados.

O Hemocentro Regional de Juiz de Fora atende a 58 hospitais de 28 cidades da região. O atendimento presencial fica à Rua Barão de Cataguases, esquina com a Avenida Rio Branco.

Ouça a íntegra da entrevista de Rosani Martins, concedida à jornalista Désia Souza.

Leia também

Désia Souza é jornalista pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), onde também cursou pós graduação em “Mídia e Cidadania” e mestrado em “Comunicação e Poder”. É coordenadora de jornalismo na Itatiaia Juiz de fora, onde também atua como âncora e repórter.