Ouvindo...

Prefeitura amplia serviço de castração para bairros e áreas rurais de JF

O procedimento segue sendo de forma rotineira no Canil Municipal

Será retomado a castração de animais fora do Canil Municipal de Juiz de Fora. A iniciativa foi desenvolvida para que outras regiões fossem atendidas, incluindo a Zona Rural do município. No canil, o procedimento ainda segue sendo realizado de forma rotineira.

O cadastramento para castrar o animal é gratuito e pode ser realizado pela Prefeitura Ágil. Até este momento, cinco clínicas foram credenciadas para fazer as castrações dos animais em Juiz de Fora. O prazo fica aberto até abril de 2026.

A castração é um método reconhecido por ser seguro e eficaz no controle populacional de cães e gatos. Ele é indicado pelos médicos-veterinários, por atuar na prevenção e redução de diversas doenças.

Após a cirurgia, é importante que o pet utilize um macacão ou colar para proteger os pontos, e deve-se ter cuidado para que ele não faça muito esforço ou atividades físicas durante o período pós-operatório, que leva de sete a 10 dias, ou até a retirada dos pontos.

* Escrita por Mayara Fernandes sob supervisão de Roberta Oliveira

Leia também

Mayara Fernandes é natural de Juiz de Fora, graduanda em jornalismo pela Faculdade de Comunicação da UFJF. Gosta de ver filmes e ler livros. Estágiaria Web e Design Gráfico em Juiz de Fora desde abril de 2024.