Cerca de 73 placas de identificação ou memorial de jazigos foram furtadas do Cemitério Municipal Central de Lima Duarte, na Zona da Mata. A Prefeitura divulgou nota de repúdio e orientações à população.
Conforme a ocorrência policial, o caso foi descoberto por funcionários do local ao chegarem para trabalhar nesta terça-feira (29) e comunicado à Secretaria de Obras. Ainda de acordo com o registro, não há câmeras de segurança no cemitério. A suspeita inicial é de que quem cometeu o furto tenha invadido pelos fundos, onde não há muros e que dá acesso à BR-267
Em nota publicada nas redes sociais, a Prefeitura destacou que recebeu a notícia do vandalismo e furto com “repúdio, tristeza e indignação”.
O texto destaca que “tais atos criminosos ferem o patrimônio público, profanam a memória dos que partiram e intensificam a dor das famílias que perderam entes queridos. O cemitério é um local sagrado para a memória coletiva da cidade, portanto qualquer atentado contra ele é também um ataque à nossa história, à dignidade humana e à fé do nosso povo”.
A Administração Municipal reforçou que “não medirá esforços para tomar todas as medidas cabíveis para que os responsáveis sejam identificados e punidos, dentro da lei”.
Além disso, o Executivo conta com a colaboração da população que, se perceber movimentação suspeita no local ou redondezas, deve denunciar imediatamente à Polícia Militar.
A Itatiaia entrou em contato com a Polícia Civil e aguarda retorno.
Leia também
PCMG ratifica prisão de rapaz flagrado com mais de 210 barras de maconha Operação conjunta de combate a irregularidades em ferros-velhos em JF Estátua de Jesus Cristo é furtada de cemitério e abandonada em praça em MG