Pism 2026: confira mudanças no trânsito e no transporte público em Juiz de Fora

Fluxos terão alterações e linhas de ônibus serão reforçadas para atender aos 23 mil inscritos no município

As provas do Processo de Ingresso Seriado Misto (PISM) 2026 da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) serão aplicadas neste sábado (6) e domingo (7).

Em Juiz de Fora, a expectativa é de mobilizar cerca de 23 mil estudantes. Por isso, a Secretaria de Mobilidade Urbana (SMU) reforçará o atendimento do transporte coletivo e implantará alterações no trânsito, especialmente no entorno do campus na Cidade Alta.

No sábado (6) e no domingo (7), 25 ônibus extras circularão em reforço às linhas que atendem os principais locais de prova, como o campus da UFJF, em especial as faculdades de Medicina e Fisioterapia, além das faculdades Doctum, no Dom Orione, e da Suprema, no Salvaterra.

A recomendação da Prefeitura é que os candidatos priorizem o uso do transporte coletivo para evitar congestionamentos, em especial no domingo quando circulação de ônibus é gratuita.

Ouça a matéria

Alterações no trânsito

No entorno do campus da UFJF, o trânsito terá mudanças para facilitar o ordenamento do fluxo. Um trecho da Avenida Presidente Costa e Silva funcionará em mão única a partir da Rua Lauro Téles Mesquita até a rotatória do Portão Norte da UFJF.

Na Rua José Lourenço Kelmer, a mão única será implantada da rotatória do Portão Norte da UFJF até o cruzamento com a Via São Pedro, no Trevo do Jardim Casablanca. A Rua Lauro Téles Mesquita terá o sentido invertido, permitindo o acesso à Avenida Presidente Costa e Silva.

A Prefeitura orienta a evitar trafegar pela região, para condutores que não tenham como destino os locais de prova.

Painéis de mensagens fixos e móveis já exibem alertas sobre as provas e as alterações de trânsito. O aplicativo Waze também emitirá avisos aos usuários. O efetivo de agentes de transporte e trânsito será ampliado para atuar no ordenamento e prestar orientações.

O coordenador da Comissão Permanente de Seleção (Copese) da UFJF Diogo Tourino reforçou as dicas sobre trânsito para o Pism em participação no Itatiaia Entrevista. Ouça.

Reforço no transporte público

O esquema especial de transporte contará com reforço em oito linhas. A linha 180 Universidade inicia o atendimento às 6h, com saída da Avenida Getúlio Vargas, nº 251. A partir das 8h, no mesmo ponto, a linha 570 Faculdade de Medicina atenderá as faculdades de Medicina, Fisioterapia e a Faculdade Doctum.

Entre 10h e 11h20, horários de maior fluxo, haverá reforço com ônibus extras, garantindo chegada até as 13h, horário de fechamento dos portões. Após o término das provas, o retorno contará com viagens a partir das 15h30.

A linha 555 Universidade, que acessa o campus pelo Pórtico Norte, também partirá da Avenida Getúlio Vargas, nº 251, com início das viagens às 10h e atendimento de retorno a partir das 15h30. A linha especial 280 Suprema Centro terá partidas às 11h e 11h15 do Centro, com retorno às 17h45.

Para quem sai de bairros com linhas diretas para o campus ou para a Avenida Eugênio do Nascimento, os horários serão os seguintes:

  • linha 170 Zona Nordeste UFJF, saída de Filgueiras às 10h e retorno às 17h45
  • linha 190 Zona Sul UFJF, saída do Sagrado Coração às 10h10 e retorno às 17h45
  • linha 655 IF Sudeste UFJF, saída do Esplanada às 10h30 e retorno às 17h45
  • linha 755 Zona Norte UFJF, saídas do Santa Lúcia às 9h45 e 10h10, com retornos às 17h e 17h45

As linhas 170 e 755 seguirão inicialmente para o campus, enquanto as demais também atenderão as faculdades de Medicina, Fisioterapia e Doctum.

*Escrita por Michel Santos sob supervisão

Leia também

Leia também

Ouvindo...