As provas do Processo de Ingresso Seriado Misto (PISM) 2026 da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) serão aplicadas neste sábado (6) e domingo (7).
Em Juiz de Fora, a expectativa é de mobilizar cerca de 23 mil estudantes. Por isso, a Secretaria de Mobilidade Urbana (SMU) reforçará o atendimento do transporte coletivo e implantará alterações no trânsito, especialmente no entorno do campus na Cidade Alta.
No sábado (6) e no domingo (7), 25 ônibus extras circularão em reforço às linhas que atendem os principais locais de prova, como o campus da UFJF, em especial as faculdades de Medicina e Fisioterapia, além das faculdades Doctum, no Dom Orione, e da Suprema, no Salvaterra.
A recomendação da Prefeitura é que os candidatos priorizem o uso do transporte coletivo para evitar congestionamentos, em especial no domingo quando circulação de ônibus é gratuita.
Pism 2026: professor de Matemática elenca temas mais comuns nos três módulos Pism 2026: professores divulgam dicas para candidatos ao Módulo III Pism 2026: UFJF reforça orientações para provas neste fim de semana
Ouça a matéria
Alterações no trânsito
No entorno do campus da UFJF, o trânsito terá mudanças para facilitar o ordenamento do fluxo. Um trecho da Avenida Presidente Costa e Silva funcionará em mão única a partir da Rua Lauro Téles Mesquita até a rotatória do Portão Norte da UFJF.
Na Rua José Lourenço Kelmer, a mão única será implantada da rotatória do Portão Norte da UFJF até o cruzamento com a Via São Pedro, no Trevo do Jardim Casablanca. A Rua Lauro Téles Mesquita terá o sentido invertido, permitindo o acesso à Avenida Presidente Costa e Silva.
A Prefeitura orienta a evitar trafegar pela região, para condutores que não tenham como destino os locais de prova.
Painéis de mensagens fixos e móveis já exibem alertas sobre as provas e as alterações de trânsito. O aplicativo Waze também emitirá avisos aos usuários. O efetivo de agentes de transporte e trânsito será ampliado para atuar no ordenamento e prestar orientações.
O coordenador da Comissão Permanente de Seleção (Copese) da UFJF Diogo Tourino reforçou as dicas sobre trânsito para o Pism em participação no Itatiaia Entrevista. Ouça.
Reforço no transporte público
O esquema especial de transporte contará com reforço em oito linhas. A linha 180 Universidade inicia o atendimento às 6h, com saída da Avenida Getúlio Vargas, nº 251. A partir das 8h, no mesmo ponto, a linha 570 Faculdade de Medicina atenderá as faculdades de Medicina, Fisioterapia e a Faculdade Doctum.
Entre 10h e 11h20, horários de maior fluxo, haverá reforço com ônibus extras, garantindo chegada até as 13h, horário de fechamento dos portões. Após o término das provas, o retorno contará com viagens a partir das 15h30.
A linha 555 Universidade, que acessa o campus pelo Pórtico Norte, também partirá da Avenida Getúlio Vargas, nº 251, com início das viagens às 10h e atendimento de retorno a partir das 15h30. A linha especial 280 Suprema Centro terá partidas às 11h e 11h15 do Centro, com retorno às 17h45.
Para quem sai de bairros com linhas diretas para o campus ou para a Avenida Eugênio do Nascimento, os horários serão os seguintes:
- linha 170 Zona Nordeste UFJF, saída de Filgueiras às 10h e retorno às 17h45
- linha 190 Zona Sul UFJF, saída do Sagrado Coração às 10h10 e retorno às 17h45
- linha 655 IF Sudeste UFJF, saída do Esplanada às 10h30 e retorno às 17h45
- linha 755 Zona Norte UFJF, saídas do Santa Lúcia às 9h45 e 10h10, com retornos às 17h e 17h45
As linhas 170 e 755 seguirão inicialmente para o campus, enquanto as demais também atenderão as faculdades de Medicina, Fisioterapia e Doctum.
*Escrita por Michel Santos sob supervisão
Leia também
Pism 2026: Psicologia, Computação e Medicina são os cursos mais concorridos UFJF recebe mais de 46 mil inscrições para o Pism e Vestibular de Música UFJF divulga resultado de provas de habilidade específica para curso de Música UFJF divulga editais do Pism 2026 e Vestibular de Música