Pism 2026: UFJF reforça orientações para provas neste fim de semana

Dos mais de 45 mil candidatos, 23 mil farão a prova em Juiz de Fora. Instituição disponibiliza 2.256 vagas nos dois campi.

UFJF reforça orientações sobre que os candidatos devem levar e não podem fazer no Pism 2026

Mais de 46 mil inscritos iniciam neste sábado (6) os dois dias de provas do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) 2026 da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Até domingo (7), as provas serão realizadas de forma simultânea também em Governador Valadares, Muriaé em Minas Gerais e em Três Rios e Petrópolis, no Rio de Janeiro. Os 103 locais de aplicação vão abrir os portões às 12h e fechar, impreterivelmente, às 13h.

É importante que os participantes confiram seus locais de prova e programem o deslocamento com antecedência. Juiz de Fora receberá cerca de 23 mil candidatos, a maioria, mais de 7 mil, no campus da UFJF, onde haverá um esquema especial de trânsito, reforço no transporte coletivo, circulação de equipes de apoio e funcionamento da Central de Atendimento, no prédio em frente ao estacionamento da Reitoria.

Os candidatos sabatistas devem comparecer ao local de prova - na Faculdade de Letras, no campus da UFJF - no mesmo horário dos demais participantes. Eles permanecerão em sala até o início da aplicação, após o pôr do sol, com início às 18h30 e término às 22h30. Para sabatistas com dilação de tempo, o encerramento será às 23h30.

O coordenador da Comissão Permanente de Seleção (Copese) da UFJF Diogo Tourino reforçou as orientações em participação no Itatiaia Entrevista. Ouça.

Pism 2026

Aplicado ao final de cada ano do Ensino Médio, no sábado (6), os candidatos dos módulos I e II realizam provas objetivas e discursivas de Língua Portuguesa, Geografia, Matemática e Química. No domingo, respondem às questões de Literaturas, Biologia, Física e História.

Já os inscritos no módulo III fazem, no sábado, provas objetivas de Língua Portuguesa, Literaturas, Biologia e Matemática, além das discursivas específicas da área de conhecimento correspondente ao curso escolhido. No domingo, realizam as objetivas de Física, Química, Geografia e História, acompanhadas novamente das discursivas específicas da área.

Documentos

O participante deve apresentar um documento oficial de identificação com foto: carteira de identidade, passaporte, carteira nacional de habilitação (CNH) ou carteira de trabalho - na versão física.

Serão aceitas as versões digitais da carteira de identidade e da CNH, desde que acessadas exclusivamente pelos aplicativos oficiais ou pelo site Gov.br.

Não serão aceitas cópias autenticadas, fotos digitalizadas, capturas de tela ou qualquer imagem do documento exibida na galeria do celular. No caso do uso da versão digital, o aparelho deve estar com conexão de internet habilitada, pois a UFJF não disponibiliza rede wi-fi nos locais de prova.

O participante impossibilitado de apresentar o documento original nos dias de prova devido a extravio, perda, furto ou roubo poderá realizar as provas, desde que apresente boletim de ocorrência expedido por órgão policial há, no máximo, 30 dias da data da prova e se submeta à identificação especial, com coleta de dados e assinatura em formulário próprio.

Excepcionalmente, o candidato que perder o documento no trajeto até o local de prova deverá apresentar o boletim de ocorrência realizado on-line e submeter-se à identificação especial, com coleta de dados e assinatura em formulário próprio.

O que pode e o que não pode?

Conforme o edital do Pism 2026, é permitido levar celular, desde que o aparelho esteja desligado e seja entregue ao fiscal na entrada da sala, antes do início das provas. O candidato deverá guardar, na embalagem fornecida pela fiscalização, o telefone e quaisquer outros equipamentos eletrônicos, além de objetos pessoais como bolsas, carteiras e chaves.

Candidatos com cabelos longos devem prendê-los, deixando as orelhas visíveis. A prova deve ser realizada com caneta esferográfica azul ou preta, de materiais transparentes.

Os estudantes podem levar alimentos, álcool em gel transparente e sem rótulo, líquidos em garrafa transparente sem rótulo e medicamentos de uso necessário.

É proibido também a utilização de lápis, lapiseira, borracha, livros, manuais, impressos, anotações e quaisquer dispositivos eletrônicos, tais como: calculadoras, agendas eletrônicas, telefones celulares, smartphones, tablets, ipods, pendrives, aparelhos de mp3 ou similares, gravadores, relógios de qualquer tipo, alarmes de qualquer espécie ou qualquer transmissor, gravador ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens.

Leia também

Leia também

Natural de Juiz de Fora, jornalista com graduação e mestrado pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Experiência anterior em Rádio, TV e Internet. Gosta de esporte, filmes e livros. Editora Web na Itatiaia Juiz de Fora desde 2023. Tricampeã na categoria Web/Mídias Digitais no Prêmio Oddone Turolla de Jornalismo, do Sindicomércio JF.
Désia Souza é jornalista pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), onde também cursou pós graduação em “Mídia e Cidadania” e mestrado em “Comunicação e Poder”. É coordenadora de jornalismo na Itatiaia Juiz de fora, onde também atua como âncora e repórter.

Ouvindo...