Juiz de Fora foi uma das cidades selecionadas para receber investimentos na área da saúde por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Saúde 25, do Governo Federal. Ao todo, a iniciativa vai destinar R$ 6 bilhões no Brasil.
O município vai receber recursos para a implantação de uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS) e de um novo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), que será construído na Praça Teotônio Vilela, no bairro Vitorino Braga.
Também serão adquiridos 18 combos de equipamentos para UBS e 18 kits voltados à realização de teleconsultas. Os kits fazem parte da estratégia SUS Digital Telessaúde, que, segundo a Prefeitura, tem como objetivo modernizar e adequar as unidades de saúde para oferecer atendimentos assistidos à distância.
Investimentos no Brasil
No eixo saúde, foram selecionadas mais de 11.900 propostas, de 5.290 cidades, alcançando 95% dos municípios brasileiros, de todos os 26 estados e Distrito Federal. As seleções priorizaram a cobertura de vazios assistenciais, além dos critérios de cada modalidade, conforme divulgado no lançamento do programa.
No total, o governo recebeu 35.119 propostas, enviadas por 5.537 municípios, 99,4% dos municípios brasileiros. Segundo o Governo Federal, o programa vai investir R$ 49,2 bilhões em quatro diferentes eixos: Saúde; Educação, Ciência e Tecnologia; Infraestrutura Social e Inclusiva; Cidades Sustentáveis e Resilientes.
* Escrita por Mayara Fernandes sob supervisão de Roberta Oliveira
Leia também
Hemominas promove coleta externa de sangue em Mar de Espanha (MG) ‘Toda doença causa impacto emocional’, diz médico sobre diálise peritoneal Equipe de Mobilização Social no combate à dengue abre agenda em Juiz de Fora