Ouvindo...

Operação Hércules XI prende integrantes de organização criminosa em MG

Ação combateu tráfico de drogas em Rio Pomba, na Zona da Mata. Investigações continuam, segundo MPMG

Materiais apreendidos durante a Operação Hércules IX em Rio Pomba (MG)

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) deflagraram a operação Hércules XI, para aprofundar investigações contra organização criminosa ligada ao tráfico de drogas em Rio Pomba, na Zona da Mata. Há suspeitas de que poderiam estar envolvidos com o Comando Vermelho.

De acordo com a promotoria de Justiça do município, oito pessoas foram presas e nove mandados de busca e apreensão foram cumpridos. Os agentes de segurança apreenderam aparelhos celulares, drogas, dinheiro em espécie, câmeras de segurança e equipamentos para refino de cocaína.

Eles poderão responder por crimes previstos na lei 11.343/2006 (lei de drogas), além de corrupção de menores (artigo 244 do Estatudo da Criança e do Adolescente) e organização criminosa (artigo 2º da lei 12.850). A investigação segue sob sigilo.

Denúncias ajudaram na investigação

A operação foi iniciada após Procedimento Investigatório Criminal instaurado pelo Ministério Público a partir de informações coletadas pelas Polícias Militares e Civil, além de denúncias de moradores.

A apuração indicou possível envolvimento de traficantes locais com a facção criminosa do RJ. Todos eles foram presos na operação deflagrada na terça (4)

De acordo com as investigações, o grupo teria organizado um esquema criminoso com características de organização estruturada, duradoura e articulada. Os integrantes dividiam tarefas entre si, tinham o controle territorial de bairros inteiros e mantinham vigilância constante da atuação das forças de segurança.

Ainda segundo o MPMG, eles tinham apoio de diversos colaboradores e informantes, além de instalarem câmeras de segurança em pontos estratégicos para monitorar possíveis ações policiais. O grupo também escondia drogas em casas de terceiros, visando esconder o material de eventual apreensões.

Leia também

Leia também

Natural de Juiz de Fora, jornalista com graduação e mestrado pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Experiência anterior em Rádio, TV e Internet. Gosta de esporte, filmes e livros. Editora Web na Itatiaia Juiz de Fora desde 2023. Tricampeã na categoria Web/Mídias Digitais no Prêmio Oddone Prêmio Oddone Turolla de Jornalismo, do Sindicomércio JF.