Foi deflagrada nesta quarta-feira (12) mais uma fase da operação Cyprium, simultaneamente em oito cidades de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Bahia. O objetivo é desmantelar uma mega rede de furto e receptação de fios de cobre em MG.
A ação é comandada pelo Núcleo Regional de Inteligência de Juiz de Fora e da Delegacia de Visconde do Rio Branco. As ações contam com o apoio das Polícias Civis do Rio de Janeiro e da Bahia. De acordo com a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) a operação ainda não foi finalizada e terá o balanço divulgado posteriormente.
Conforme as equipes, foram cumpridos 38 mandados de busca e apreensão e 9 mandados de prisão. Segundo as investigações, há indícios de que o grupo criminoso, considerado a maior organização voltada para esse tipo de crime na Zona da Mata mineira, movimentou mais de R$ 30 milhões nos últimos anos.
O esquema envolveria envios semanais de toneladas de fios de cobre furtados para o Rio de Janeiro e a Bahia. As investigações apontam participação de funcionários e ex-funcionários de empresas de telefonia e internet, que facilitavam os furtos e utilizavam uniformes e ordens de serviço falsas para disfarçar as ações criminosas.
*Escrita por Michel Santos sob supervisão de Roberta Oliveira
Leia também
Remição Espanhola: operação combate esquema de corrupção no sistema prisional Mais integrantes de organização criminosa são presos em Além Paraíba (MG)