Operação Cavalo de Aço combate infrações de trânsito com motocicletas

Ação está em execução em todo o estado de Minas Gerais

Operação Cavalo de Aço está em execução em todo o estado

Em Muriaé foram apreendidas 7 motos, neste domingo (21), pela operação Cavalo de Aço, executada pelo 47º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais.

A operação está em execução em todos os municípios da Zona da Mata e no estado. A ação visa coibir manobras perigosas e tráfico de drogas realizados com motocicletas.

No primeiro balanço após o lançamento, a operação foi concentrada no Bairro Aeroporto, em Muriaé, neste domingo (21). A operação visou desarticular a modalidade de tráfico delivery e garantir o cumprimento das normas do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Coordenada pelo CPU e com empenho de equipes do GPMOR e setores operacionais, a intervenção obteve 7 Motocicletas e 1 Automóvel removidos por irregularidades diversas, 31 Autos de Infração de Trânsito (AITs) lavrados e 2 Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO), incluindo um registro por uso e consumo de entorpecentes.

Conforme a PMMG, as infrações mais recorrentes foram o licenciamento vencido, a condução sem capacete e o uso de calçados inadequados, fatores que, somados à direção perigosa, aumentam o risco de acidentes fatais no meio urbano.

Combate aos infratores

A operação Cavalo de Aço conforme o 1º Tenente Anderson Corrêa Rodrigues, busca a segurança “a operação é uma resposta direta aos anseios da nossa comunidade por paz e segurança”.

De acordo com o tenente, a ação busca coibir as infrações de trânsito e fortalecer a segurança dos condutores dentro da lei “não vamos tolerar condutas que coloquem em risco as vidas dos cidadãos. O nosso foco é o infrator, o cidadão de bem e o trabalhador que utiliza a sua motocicleta dentro da lei, tem na nossa instituição uma aliada permanente”, afirmou.

Estratégia de identificação

A PMMG utiliza o videomonitoramento nas cidades, o monitoramento de redes sociais e o emprego de drones para identificar aglomerações e locais de manobras ilegais. O uso de policiais militares em motocicletas policiais garante a mobilidade necessária para abordagens precisas, tanto em áreas urbanas quanto em rodovias.

As ações da Operação Cavalo de Aço continuarão de forma ininterrupta em diversos pontos estratégicos em todas as 18 cidades do 47º BPM.

*Escrita por Michel Santos sob supervisão de Roberta Oliveira

Leia também

Leia também

Ouvindo...