Novo comandante fala sobre desafios à frente da 4ª Região da PMMG

À Itatiaia, vice-governador Mateus Simões destacou combate ao crime organizado na Zona da Mata

Coronel Lúcio Ferreira da Silva Neto assume comando da 4ª RPM em Juiz de Fora

O Coronel Lúcio Ferreira da Silva Neto é o novo comandante da 4ª Região de Polícia Militar, com sede em Juiz de Fora. Ele recebeu o cargo do coronel Rodrigo Saldanha, que se transfere para a reserva.

Natural de Montes Claros, o coronel Silva Neto, de 46 anos, tem bacharelado em Ciências Militares pela Academia de Polícia Militar, além de especializações em áreas como Inteligência e Contrainteligência, Segurança Pública e Gestão Estratégica de Segurança Pública. As atuações anteriores são em Contagem, Betim e Belo Horizonte.

A solenidade de troca de comando ocorreu na sede do 2º Batalhão de Polícia Militar. A Itatiaia conversou com o coronel Lúcio Ferreira da Silva Neto, que falou sobre os desafios no comando da região.

"É uma região muito desafiadora, principalmente pela divisa que faz com o estado do Rio de Janeiro. Nós temos certeza com a nossa tropa, estamos conseguindo fazer frente e frear essa tentativa das organizações criminosas em se instalar no estado de Minas Gerais”.

Ouça a matéria

Combate às facções em MG

À Itatiaia, o vice-governador, Mateus Simões, analisou o combate às facções criminosas para impedir a atuação no Estado. “Nós temos aqui índices de criminalidade que estão dentro do padrão do restante do Estado, mas a gente tem que lutar para que eles diminuam. Diminuímos muito o número de roubos e crimes violentos que caíram como um todo na região e no Estado. Isso melhora a nossa sensação de segurança, mas a gente tem que garantir para que Minas Gerais continue assim, que o crime organizado não se sinta confortável no Estado. Essa é a principal missão da Polícia Militar neste momento”.

Conforme o Governo de Minas Gerais, a 4ª Região de Polícia Militar é responsável por 86 municípios e possui sete unidades: o 2º Batalhão, o 27º BPM, a 4ª Cia PM Independente de Policiamento Especializado, localizados em Juiz de Fora; o 21º BPM, em Ubá; o 47º BPM, em Muriaé; o 68º BPM, em Leopoldina, e a 10ª Cia PM Independente, em Viçosa.

Além das ações rotineiras realizadas pela 4ª RPM na região para proteção da população, o combate às organizações criminosas foi intensificado em todas as unidades com a realização de 14 operações estruturadas de inteligência, em parceria com o Ministério Público Estadual. Foram mais de 180 prisões, centenas de mandados cumpridos, grande volume de drogas retiradas de circulação, apreensão de armas, munições, veículos, celulares e dinheiro em diversos municípios da Zona da Mata.

Leia também

Coronel Lúcio Ferreira da Silva Neto assume comando da 4ª RPM em Juiz de Fora

Leia também

Désia Souza é jornalista pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), onde também cursou pós graduação em “Mídia e Cidadania” e mestrado em “Comunicação e Poder”. É coordenadora de jornalismo na Itatiaia Juiz de fora, onde também atua como âncora e repórter.

Ouvindo...