Pela primeira vez em Juiz de Fora, um Órgão de Tubos passa a compor o coral de uma igreja Católica. Os Arautos do Evangelho conseguiram o instrumento e a inauguração ocorre, nesta quinta-feira (6), com uma Missa às 18h30. O Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, preside a celebração.
O órgão é considerado um dos instrumentos mais antigos, se assemelha ao teclado. O instrumento dos Arautos veio da Alemanha, é todo mecânico e possui aproximadamente 788 tubos.
Conforme o organista da Igreja dos Arautos, Irmão Plinio Goulart, Ep, o instrumento era um sonho do fundador “um instrumento muito caro para os arautos, o nosso fundador teve muito apreço pelo órgão e ele sempre alemajava ter instrumento desses na igreja que ele edificava. Então nós realizando um sonho dele”.
Irmão Plinio explica que, após a missa, haverá um concerto inaugural com obras de compositores barrocos “um concerto inaugural, com um organista que está vindo de São Paulo, em que ele tocará algumas músicas de Handel, de Bach, de boni, para poder mostrar um pouco dos brilhos, dos timbres que esse órgão pode fornecer”
A Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, conhecida como igreja dos Arautos, fica na Alameda Santo Antônio, 200, bairro Bosque do Imperador.
Ouça a matéria:
*Escrita por Michel Santos sob orientação de Roberta Oliveira