Um tremor de terra de magnitude 2.1 na escala Richter, que é considerado fraco e de baixa intensidade, foi registrado às 8h24 deste sábado (21), em Juiz de Fora.
A informação é da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR), em parceria com o Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP). A ocorrência foi registrada às 8h24.
De acordo com o sismólogo da USP, Bruno Collaço, o evento foi detectado pelas estações sismográficas da RSBR que estão localizadas entre 70 km (Vassouras/RJ) e 180 km (Bom Sucesso/MG) do epicentro estimado.
Devido a essa distância, não é possível descartar que o registro se trate, na verdade, de um desmonte de rocha em área de mineração, atividade que pode gerar sinais sísmicos semelhantes aos de pequenos tremores naturais.
A Rede Sismográfica Brasileira informa que a chance de danos reais por tremores dessa magnitude são pequenas.
A Defesa Civil de Juiz de Fora informou que não houve acionamento relacionado ao abalo sísmico registrado. De forma preventiva, uma equipe técnica realizou vistorias nas regiões Sul e Sudeste do município e, após as avaliações, não foi constatada qualquer anormalidade.
*Escrita por Michel Santos sob supervisão de Roberta Oliveira