Vinte e nove presos em unidades na Zona da Mata e Campo das Vertentes foram aprovados no Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL). No total, foram 626 inscritos nas regiões e 8.807 presos em Minas Gerais.
As provas seguiram o mesmo padrão do Enem regular, com 180 questões objetivas e uma redação. No primeiro dia, 16 de dezembro, foram realizadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias. No segundo, 17 de dezembro, os exames de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.
Os resultados do Enem PPL poderão ser utilizados para acesso ao ensino superior por meio do Sisu, Prouni e Fies, além da possibilidade de certificação de conclusão do Ensino Médio, conforme a necessidade de cada participante.
De acordo com a Secretaria de Estado de Justiça e de Segurança Pública (Sejusp), os custodiados aprovados devem dar andamento ao processo de admissão seguindo a aprovação conforme sua situação processual/regime.
Participação dos detentos nas unidades da Zona da Mata e Vertentes
- Juiz de Fora (Penitenciária José Edson Cavalieri): 8 aprovados entre 122 presentes nos dois dias da prova;
- Ubá (Presídio de Ubá): 2 aprovados entre os 13 presentes nos dois dias de prova;
- Viçosa (Presídio de Viçosa): 1 aprovado entre 14 presentes nos dois dias de prova;
- Leopoldina (Presídio de Leopoldina): sem aprovados entre os 15 presentes;
- São João Del Rei (Presídio de São João Del Rei): 12 aprovados entre 155 presentes;
- Barbacena (Presídio de Barbacena, Hospital Psiquiátrico e Judiciário Jorge Vaz): 6 aprovados entre 64 presentes nos dois dias.
Dados em Minas Gerais
De acordo com a Sejusp, os 8.807 inscritos são o maior número de participantes desde 2017; aumento de 33,5% em relação a 2024. Eles representam no Enem PPL 12,56% da população prisional mineira, estimada em cerca de 70 mil pessoas privadas de liberdade.
Deste total, 6.580 foram de unidades prisionais administradas pelo Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG) e 2.227, de Associações de Proteção e Assistência aos Condenados (Apacs).
No primeiro dia de aplicação, em 16/12, 7.014 candidatos realizaram a prova, o que corresponde a 79,64% dos inscritos. Já no segundo dia, em 17/12, 6.672 candidatos compareceram, totalizando 75,76% de presença.
Leia também
Moradora fica ferida após casa ser atingida por deslizamento de terra em MG Homem responde por omissões de cautela na guarda de pitbull em Juiz de Fora