Juiz de Fora recebe, neste sábado e domingo, no Teatro Paschoal Carlos Magno, o premiado
Vencedor dos principais prêmios de teatro do país e com 34 indicações, a montagem retrata a violência e o abuso contra a mulher ao encenar o episódio mais impactante do clássico O Idiota (1869), de Fiódor Dostoiévski: a compra de Nastácia Filíppovna – uma das heroínas mais trágicas da literatura universal.
“Uma personagem forte, uma mulher que luta contra toda afronta à sua dignidade. Isso nos impulsionou a levá-la para o centro do palco”, afirma Flávia Pyramo, atriz e idealizadora do projeto, em entrevista ao quadro Itatiaia Entrevista.
Ao falar sobre a interpretação de Nastácia no palco, Flávia fala sobre o desafio e encanto. "É um temperamento vulcânico, uma alma profunda. Ela me ensina e fortalece como mulher. É uma força tamanha”, reflete.
Além da peça, o projeto, que é patrocinado pela Cemig, também oferece oficinas gratuitas, no sábado e no domingo, sobre teatro e produção cultural.
O espetáculo
Com direção de Miwa Yanagizawa e dramaturgia de Pedro Brício, a montagem une teatro, videoarte e uma instalação cênica criada pelo estilista Ronaldo Fraga, explorando os limites entre a dor, a coragem e a dignidade da protagonista.
O elenco é formado por Chico Pelúcio (Totski), Flávia Pyramo (Nastácia) e Lenine Martins (Gánia).
Premiações
● Prêmio Shell (RJ) de Melhor Direção – Miwa Yanagizawa
● Prêmio APTR de Melhor Direção – Miwa Yanagizawa
● Prêmio APTR de Melhor Cenário – Ronaldo Fraga
Além de 34 indicações aos principais prêmios de teatro do país.
Confira a entrevista na íntegra de Flávia Pyramo ao quadro Itatiaia Entrevista.