Juiz de Fora ocupa a 70ª posição do Ranking do Saneamento 2025, do Instituto Trata Brasil, divulgado nesta semana. A cidade subiu três posições (73ª) em relação ao último levantamento, em 2023. O levantamento abrange as 100 cidades mais populosas do país.
O melhor índice da cidade, segundo o levantamento é o de coleta total de esgoto, com 98,67%. Em relação ao indicador de tratamento de esgoto foi de 12,75%. Índice que leva a cidade ficar a baixo da média nacional e estadual.
Para produzir o ranqueamento, segundo o instituto, foram levados em consideração os indicadores mais recentes do Sistema Nacional de Informações em Saneamento Básico (SINISA), ano-base 2023, publicado pelo Ministério das Cidades, além de uma ponderação de pesos na evolução dos indicadores estabelecida em metodologia criada em parceria com a consultoria GO Associados.
Em conversa com a imprensa, o diretor-presidente da Cesama, Lincoln Santos Lima, explicou que os dados utilizados pelo instituto não condizem com a realidade atual da cidade. Ele também afirmou que a metodologia municipal é diferente da adotada na pesquisa. E o diretor-presidente destacou que, nos próximos anos, Juiz de Fora vai chegar entre as primeiras colocadas.
Ouça a matéria de Joubertt Telles.
Leia também
Rota de substituição de hidrômetros atende quatro regiões de Juiz de Fora Contas de água e esgoto terão reajuste de quase 8% em Juiz de Fora Vazamento de esgoto incomoda moradores há mais de um ano em Juiz de Fora