Ouvindo...

JF Sabor 2025: premiados os nove estabelecimentos campeões da 23ª edição

Ao todo 46 estabelecimentos concorreram com 51 receitas no Festival Gastronômico que tinha queijos mineiros como ingrediente obrigatório

JF Sabor 2025

O Ateliê das Massas é tricampeão do o “JF Sabor 2025 - Ouro de Minas” na categoria prato principal, com o “Princeso de Minas”.

Ateliê das Massas

O resultado foi divulgado na cerimônia de premiação na noite de terça (4), no Trade Hotel. Ao todo, foram nove campeões entre 46 participantes, que elaboraram 51 receitas, com queijos mineiros e o do patrocinador Sabor da Serra.

Em segundo lugar categoria prato principal ficou o Madame Geváh com o prato “Causos e Prosas”. Em terceiro o Los Mex com “A Espetacolar Crocância”

Campeões de 2025

Na categoria Petiscos e porções o campeão foi o Baces Batataria com “Batata Suiça com Alma de Minas”. Em segundo ficou o Santê com “Nuvens de Minas” e em terceiro o Pipita com “Pipita é Minas, Uai!”.

Entre as sobremesas e confeitaria o vencedor foi o Vero Vino com o “Trio Mineiro” Thiago Amaral do Vero VIno contou sobre o desafio de produzir uma sobremesa com queijo Minas "é muito desafiador, o trio mineiro é um Petit gâteau que a gente faz na casa a base dele vem o Canastra e o doce de leite junto do pairfait gelado de creme cheese com siciliano e aos flocos de café, então pegar acidez, transformar a acidez do limão com queijo, mas deu certo”. Em segundo o São Bartolomeu com “Café da Manhã" e em terceiro a Bom Brasileiro Cafeteria com “Doce Julieta”.

Na categoria Sanduíches e hambúrgueres o prato de nome abstrato do Vero Vino foi o campeão, “Isso não é um hambúrguer”. Em segundo ficou o Raffas na Brasa com o “Polêmico Burger”, e em terceiro o São Bartolomeu com o “Pouquin di Minas”.

Entre as pizzas, a campeã foi a pizzaria Fortes Pizzaria com o “Padrão de Minas”, Lucas Machado um dos donos da pizzaria contou sobre o prato “Uma pizza que levou um queijo padrão de base, uma espuma de uva que remete ao vinho, porque vinho combina com queijo e finalizamos com uma telha de parmesão com melado por cima”. Em segundo ficou o Spoleto Independência com a “Trilogia do Ouro” e em terceiro a Babbo Giabba Pizzaria com a “Preciosa”.

Na categoria massas o campeão foi o Espaço Café Central com a “Fonduta da Serra”. Em segundo ficou o Vero Vino com o “Pingo e Porco” e em terceiro o Delícias da Andrea com o “Nhoque Ouro de Minas”.

Entre os self service o campeão pela terceira vez foi o Restaurante o Cachorrão com o “Peito Cremoso e seus Queijos”, Ricardo Damião do restaurante comemorou a vitória, “ficou mais difícil, ser três vezes campeão, então a gente teve que se superar, mas a nossa cozinheira, Ana, caprichou”. Em segundo ficou o Point Nobre com o “Escondidinho Point Nobre” e em terceiro o Restaurante Resenha com o “Escondidinho Sabor de Minas”.

Na categoria cozinha oriental o campeão foi o Lounge Sushi com o"Sushi Gold”. Em segundo na categoria que só teve dois restaurantes no pódio foi o Vila Club com o “Combinado... Por dentro é Minas”. Na categoria quitanda o campeão foi o Bom Brasileiro com o “Petito Caramelizado”.

Júri

O júri técnico foi formado por 25 especialistas, que fizeram visitas aos estabelecimentos em 29 de setembro. Cada receita foi analisada por três a quatro jurados, com notas de 0 a 10 em cinco critérios: criatividade e relevância cultural, harmonia e técnicas de cocção, apresentação, aplicação do ingrediente obrigatório e utilização do material de divulgação do festival.

*Escrita por Michel Santos sob supervisão de Roberta Oliveira

Leia também