Janeiro Roxo é a campanha de conscientização sobre a hanseníase. Em Juiz de Fora, o Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF), realiza um tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e totalmente gratuito à população, para cura e prevenção da doença.
Segundo dados do Painel de Monitoramento de Indicadores da Hanseníase no Brasil, divulgados pelo Ministério da Saúde, até outubro do ano passado, Minas Gerais havia registrado 820 novos casos da doença. Em 2024, foram 979 no mesmo período, uma redução de 16%.
Em participação no quadro Itatiaia Entrevista, a médica dermatologista Annair Freitas do Valle explicou que, primeiro, o paciente passa por uma avaliação, para então ser definida a linha de tratamento, que pode ser feito pelo período de seis meses ou um ano.
"É necessário que o paciente compareça ao ambulatório para fazer a dose supervisionada uma vez por mês, durante todo o tratamento. Além disso, ele é recebido a cada dois ou três meses por uma equipe multidisciplinar, que é fundamental no acompanhamento desses pacientes, mesmo depois da finalização do tratamento”, enfatiza.
A médica ainda alerta que, quanto mais cedo a doença for diagnosticada e o tratamento iniciado, menores são os riscos de haver sequelas neurológicas.
O tratamento também dá atenção especial às pessoas que tiveram contato com quem tem a doença, que devem realizar um exame específico e serem acompanhados por, pelo menos, cinco anos.
Confira a íntegra da entrevista da médica dermatologista Annair Freitas do Valle concedida para a jornalista Désia Souza.
Hanseníase
A Hanseníase é uma doença infectocontagiosa que afeta a pele e os nervos periféricos, podendo acometer também a mucosa do trato respiratório superior, olhos, linfonodo, testículos e órgãos internos, dependendo do sistema imunológico do indivíduo infectado.
A transmissão se dá através das vias aéreas superiores de pacientes portadores não tratados e por contato íntimo e prolongado.
Leia também
UTI do HU-UFJF é atualizada com novos equipamentos e camas hospitalares Crianças recebem presentes em iniciativa de natal do HU-UFJF Novo ambulatório do HU-UFJF terá impacto regional, avalia diretora da Ebserh