Hospital Regional de Barbacena passará a realizar neurocirurgias complexas

Unidade é referência para cirurgias de urgência relacionadas a neurotraumas, causadas por acidentes graves, na região que abrange 50 municípios.

O Hospital Regional de Barbacena Dr. José Américo anunciou o início das neurocirurgias de alta complexidade eletivas e de urgência para pacientes que necessitam de intervenção cirúrgica após sofrerem Acidente Vascular Cerebral Hemorrágico (AVCH).

O hospital já é referência para cirurgias de urgência relacionadas a neurotraumas, causadas por acidentes graves, na região que abrange 50 municípios.

Segundo o governo de Minas, também foi lançado o processo para que o HRB consiga a Acreditação Hospitalar da unidade, no nível 2 da Organização Nacional de Acreditação (ONA). A previsão é de R$10 milhões em investimentos.

Pacientes que aguardam por procedimentos cirúrgicos neurológicos de alta complexidade serão encaminhados pelo município por meio do agendamento de consultas ambulatoriais. A expectativa é de que sejam realizadas cerca de 500 consultas mensais.

Referência regional

Com 20 anos recém-completados, o Hospital Regional de Barbacena é referência para a macrorregião Centro-Sul em traumatologia, ortopedia e queimados, além de ter uma linha de cuidado específica para pacientes de acidente vascular cerebral (AVC).

Recentemente, recebeu três novas habilitações do Ministério da Saúde: alta complexidade em traumato-ortopedia; alta complexidade em leitos AVC e para dez leitos de UTI Adulto.

Em 2025, o Hospital Rergional realizou mais de 3,4 mil internações, 11 mil consultas ambulatoriais, 32 mil atendimentos de urgência, cerca de 3 mil cirurgias e 518 mil exames.

Atualmente estão em andamento as obras para entregar o Centro de AVC, com 14 leitos, e um prédio com novos 40 leitos clínicos e cirúrgicos estão em andamento, investimento estimado em R$ 11 milhões, sem considerar equipamentos e mobiliários. A primeira etapa será entregue em maio de 2026 e a conclusão está prevista para julho de 2027.

*Escrita por Michel Santos sob supervisão de Roberta Oliveira

Leia também

Leia também

Ouvindo...