Juiz de Fora registrou três ocorrências por causa da chuva no fim da tarde e início da noite de segunda-feira (29). Segundo o balanço da Defesa Civil, divulgado nesta terça (30), houve um desabamento de muro de divisa no Bairro Santa Cruz e dois alagamentos no Bairros Granjas Betânia e Santa Rita.
O município teve média de 28,6 mm de chuva. O maior volume foi de 56,9mm, no pluviômetro do Bandeirantes. A Defesa Civil segue monitorando as condições meteorológicas e as áreas de risco do município.
Juiz de Fora e outras cidades da Zona da Mata e Campo das Vertentes seguem em área de alertas de chuvas intensas e tempestades entre esta terça (30) e quarta (31). Além disso, a subsecretaria prorrogou até quarta o alerta de onda de calor no município.
Em caso de emergência, a população deve ligar para o 199, que funciona 24h.
Pluviosidades registradas
De acordo com os registros pluviométricos, os volumes de chuva acumulados foram os seguintes:
- Bandeirantes: 56,9 mm
- Fazendinhas São Pedro: 41,4 mm
- Monte Castelo: 40,19 mm
- Humaitá: 39,62 mm
- Grama: 37,53 mm
- Santa Rita: 24,76 mm
- Igrejinha: 23,32 mm
- Milho Branco: 21,4 mm
- São Judas: 20,9 mm
- Linhares: 14,56 mm
- Centro: 11,81 mm
- Distrito Industrial: 11,22 mm
Alertas de tempestade e chuvas intensas
Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) pode haver mais chuva na região. Até esta terça (30), estão em vigor aletas amarelos de tempestade e chuvas intensas para Juiz de Fora e região.
Os dois alertas seguem até às 23h59 desta terça-feira (30). Durante o período, pode ter chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), e possibilidade de queda de granizo.
Já para quarta-feira (30), há o alerta laranja de perigo de tempestade até 23h59. Possibilidade de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.
Onda de calor em Juiz de Fora
O Inmet renovou alerta vermelho de onda de calor para Juiz de Fora e municípios da região até 18h desta terça, com previsão é de temperatura 5ºC acima da média, com risco a saúde.
Nessa segunda (29), a Defesa Civil prorrogou o alerta de onda de calor segue até quarta-feira (31) em Juiz de Fora. A subsecretaria segue monitorando as condições climáticas e reforça a importância de acompanhar os avisos oficiais emitidos pelos canais da Prefeitura de Juiz de Fora.
A pasta ressaltou que o cenário de onda de calor está sendo provocado pela Alta Subtropical do Atlântico Sul (ASAS). O sistema atmosférico que atua como um bloqueio, dificultando a chegada de frentes frias à região e permitindo maior incidência de radiação solar.
Como o verão já apresenta maior incidência solar no hemisfério sul, a atuação da ASAS, associada aos efeitos do aquecimento global, contribui para a ocorrência de dias consecutivos com temperaturas elevadas. Em caso de emergência, entre em contato pelo telefone, através do 199.
A orientação é que a população mantenha-se bem hidratada, evite exposição direta ao sol entre 10h e 16h e redobre os cuidados com crianças, idosos e pessoas com doenças crônicas. Em caso de mal-estar, a recomendação é procurar atendimento médico.
Pontos de hidratação em locais públicos
A Defesa Civil lembra que alguns bebedouros foram instalados em diversas praças do município:
- Benfica: Praça Coronel Jeremias Garcia e Praça CEU;
- Bom Pastor: Praça Poeta Daltemar Lima;
- Paineiras: Praça do Cruzeiro;
- Santa Cruz: Praça Manoel Nunes;
- Mariano Procópio: Praça Agassis;
- São Pedro: Via São Pedro;
- Poço Rico: Praça em frente à ponte Carlos Otto (próximo à Esdeva);
- São Mateus: Praça Jarbas de Lery Santos;
- Santa Helena: Praça Menelick de Carvalho;
- Centro: Mercado Municipal e Parque Halfeld;
- Progresso: Praça do Planalto