Calor e chuva: Zona da Mata e Vertentes estão sob três alertas do Inmet

Confira a previsão do tempo para segunda (29) e terça (30).

A Zona da Mata e o Campo das Vertentes estão sob três alertas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Ainda nesta segunda (29), há avisos laranja de tempestade e amarelo de perigo de chuvas intensas. Além disso, renovou o alerta vermelho de onda de calor até esta terça-feira (30).

As orientações são para acionar a Defesa Civil, no 199 ou o Corpo de Bombeiros, no 193, em caso de emergência.

Chuvas

De acordo com o Inmet, até 23h59 dessa segunda (29), os municípios das duas regiões estão sob alerta laranja de perigo de tempestade. A previsão é de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos entre 60-100 km/h, e queda de granizo. Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.

Até o mesmo horário, também vigora o alerta amarelo perigo potencial de chuvas intensas. Pode haver chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos entre 40-60 km/h. Baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Segundo o Inmet, em caso de rajadas de vento, a orientação é não se abrigar debaixo de árvores, por causa do leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Também deve-se evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

Onda de calor

Foi renovado o alerta vermelho de onda de calor para Juiz de Fora e cidades da Zona da Mata e Vertentes. A previsão é de temperatura 5ºC acima da média. O alerta segue até às 18h de terça-feira (30).

Estão incluídos os municípios como Juiz de Fora, Ubá, Viçosa, Visconde do Rio Branco, Muriaé, Cataguases, Leopoldina, Além Paraíba, Rio Novo, Coronel Pacheco, Bicas, Santos Dumont, Lima Duarte, Barbacena, São João del-Rei, entre outros.

Segundo o Ministério da Saúde, esta situação pode levar à desidratação, que, se não tratada, pode evoluir para condições mais graves; insolação e golpe de calor; agravamento de doenças crônicas, em pacientes com condições cardíacas e respiratórias ou em pessoas com quadros de saúde mental.

As recomendações são permanecer em ambientes frescos, ficar mais atento às condições de saúde e às pessoas mais vulneráveis como crianças, idosos e gestantes. Outras medidas são usar roupas leves, de cores claras e de tecidos que permitem a transpiração; hidratação constante; optar por atividades ao ar livre nos horários mais frescos do dia e escolher alimentos leves e de fácil digestão.

Leia também

Natural de Juiz de Fora, jornalista com graduação e mestrado pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Experiência anterior em Rádio, TV e Internet. Gosta de esporte, filmes e livros. Editora Web na Itatiaia Juiz de Fora desde 2023. Tricampeã na categoria Web/Mídias Digitais no Prêmio Oddone Turolla de Jornalismo, do Sindicomércio JF.

Ouvindo...