Prefeitura de Juiz de Fora reforça segurança em abrigos temporários

Conforme a Administração Municipal, alojamentos temporários passam a ter segurança privada

Escola Municipal Professor Paulo Rogério, um dos pontos de abrigo em Juiz de Fora

A prefeitura de Juiz de Fora atualizou para 13 o número de escolas municipais que funcionam como abrigos em Juiz de Fora. Nesta semana, o Executivo municipal orientou a população que os locais não são pontos de recebimento de doações, a fim de preservar a privacidade das famílias.

A reportagem da Itatiaia esteve na Escola Municipal Paulo Rogério, no bairro Monte Castelo, que abriga 50 pessoas.

A diretora da unidade, Tatiane do Carmo, falou sobre a importância de preservar essas famílias, em vulnerabilidade.

“A gente precisa ter cuidado, segurança, carinho, atenção e privacidade. Aqui não é um ponto de distribuição, aqui nós temos três vigias e um segurança. Isso é importante para manter essa rotina de boa convivência e filtrar as pessoas que entram na escola”, explicou.

Segurança nos abrigos

Nesta semana a Prefeitura divulgou a contratação de segurança privada e armada para os abrigos temporários.

A medida tem como objetivo ampliar a segurança nos abrigos, para garantir condições de cuidado e tranquilidade para quem precisou sair de casa por conta das chuvas. Por conta do decreto de calamidade pública, os processos contatuais foram agilizados e as equipes já estão em atuação, conforme a Administração Municipal.

A Guarda Municipal vai coordenar o processo e haverá vigilância 24 horas por dia nos abrigos, até a desmobilização completa das estruturas, prevista para ocorrer até o fim desta semana, com o início das aulas no dia 9 de março.

Nos locais de evacuação, De acordo com a Prefeitura, foi solicitado às forças de segurança a intensificação da vigilância e do monitoramento, como parte do conjunto de ações voltadas à proteção da população nas áreas mais sensíveis neste momento.

Lista atualizada de escolas utilizadas como abrigo nesta terça*

  • Escola Municipal Raymundo Hargreaves (Rua Luiz Fávero, 383, Bom Jardim)
  • Escola Municipal Amélia Pires (Rua Itatiaia, 570, Monte Castelo)
  • Escola Municipal Áurea Bicalho (Rua Odilon Braga, nº 119 Linhares)
  • Escola Municipal Gabriel Gonçalves (Rua Gabriel Coimbra, nº 240 Ipiranga)
  • Escola Municipal Belmira Duarte (Rua Adailton Garcia, nº 110 Bairro JK)
  • Escola Estadual Padre Frederico (Rua Carlos Alves, 133, Bonfim)
  • Escola Municipal Paulo Rogério (Rua Coronel Quintão, nº 136 Monte Castelo)
  • Escola Municipal Henrique José de Souza (Rua Cidade do Sol, nº 370 Cidade do Sol)
  • Escola Municipal Marlene Barros (Prolongamento da Rua Marumbi, nº 56 Marumbi)
  • Escola Municipal Fernão Dias (Rua Gustavo Fernandes Barbosa, nº 155 Bandeirantes)
  • Escola Municipal Dilermando Cruz (Rua Dr. Altivo Halfeld, nº 44 Vila Ideal)
  • Escola Municipal Antônio Carlos Fagundes (Rua Antônio Lopes Júnior, 35 - Francisco Bernardino)
  • Escola Municipal Amélia Mascarenhas (Rua Dr Maurício Guerra, 300, São Bernardo)

*Informação atualizada até a tarde dessa terça-feira (3).

Leia também

Graduando em jornalismo pela UFJF, Michel Santos é estagiário da Itatiaia em Juiz de Fora. Apaixonado por esportes, videogames e fã aficcionado de automobilismo.

Ouvindo...