A Companhia de Saneamento Municipal (Cesama) acionou a Polícia Militar (PM) para registrar furto que comprometeu o funcionamento da Estação Elevatória de Água Tratada (EEAT) Cesário Alvim, zona Leste, de Juiz de Fora
Segundo a companhia, foram levados os cabos de energia que alimentam a unidade. Os reparos já foram concluídos e a EEAT voltou a funcionar. O reservatório segurou o abastecimento e não houve impacto para moradores dos bairros Cesário Alvim, São Bernardo, Costa Carvalho, Vitorino Braga, Santos Anjos, Jardim do Sol e adjacências.
O caso deve ser encaminhado para investigação na Polícia Civil.
Crime ocorre uma semana após lei de combate entrar em vigor
No dia 26 de junho, foi sancionada e entrou em vigor a lei 15.130 que instituiu a Política Municipal de Prevenção e Combate aos Crimes de Furto e Receptação de Cabos e Fios Metálicos em Juiz de Fora. A proposta surgiu de projeto de autoria dos Vereadores Letícia Delgado, Julinho Rossignoli e Marlon Siqueira.
O objetivo é estabelecer uma política de ações coordenadas e integradas para fiscalização, regulamentação e conscientização sobre os riscos e prejuízos do comércio ilegal dos materiais. O texto detalha as providências que devem ser adotadas pelo Executivo no que diz respeito às lojas, documentos exigidos para funcionamento em conformidade com a lei.
Os estabelecimentos que forem flagrados com irregularidades podem sofrer processo administrativo com previsão de advertência, multas de R$ 5 mil que sobe para R$ 10 mil em caso de reincidência e a cassação do lavará de funcionamento.
Com esta lei em vigor, outras quatro legislações que abordavam o tema foram revogadas, entre elas a
Leia também
Operação conjunta de combate a irregularidades em ferros-velhos em JF Prefeitura e PM identificam irregularidades em ferro-velho de Juiz de Fora Trio é preso por furtar fios de cobre no Campo das Vertentes