Ouvindo...

Festicidi 2025 arrecada celulares para oficina fotográfica em Juiz de Fora

Adolescentes acautelados no sistema socioeducativo vão criar foto-filme e expressar sentimentos

Nas duas primeiras semanas de setembro, a Associação Cultural CineFanon promove uma oficina especial de fotografia para 12 adolescentes atendidos pelo Centro Socioeducativo de Juiz de Fora (CSE-JF). A ação faz parte da construção do Festival Internacional de Cinema e Cultura da Diversidade (Festicidi) 2025, entre os dias 18 e 21 de setembro, com eventos na Praça Antônio Carlos e no Mercado Municipal.

O objetivo é recolher 12 celulares com câmera em funcionamento para que cada participante exercite o olhar fotográfico e expresse sentimentos através das lentes. Os aparelhos não precisam ter chip ou conexão à internet, basta que a câmera esteja operando normalmente. Os interessados podem doar ou emprestar o equipamento e a equipe se compromete a buscar os aparelhos no local indicado pelo colaborador.

Além disso, todos os colaboradores terão os nomes nos créditos do foto-filme produzido durante a oficina. A campanha será encerrada assim que a quantidade necessária de celulares for arrecadada.

Como forma de agradecimento, o Festicidi vai oferecer brindes especiais do evento para aqueles que ajudarem na arrecadação. Os doadores recebem um kit exclusivo com a camiseta oficial do festival. Já aos que optarem pelo empréstimo do celular apenas enquanto a oficina estiver em curso, será ofertada uma ecobag personalizada do evento.

* Escrita por Mayara Fernandes sob supervisão de Roberta Oliveira

Leia também

Leia também

Mayara Fernandes é natural de Juiz de Fora, graduanda em jornalismo pela Faculdade de Comunicação da UFJF. Gosta de ver filmes e ler livros. Estágiaria Web e Design Gráfico em Juiz de Fora desde abril de 2024.