Ouvindo...

Exposição sobre diversidade cultural do folclore está em cartaz em JF

As visitações ocorrem de segunda a sexta, das 10h às 19h; entrada gratuita

Está em cartaz a exposição “Folclore: diversidade cultural”, no Museu de Cultura Popular do Forum da Cultura da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). As visitações ocorrem de segunda a sexta, das 10h às 19h. A entrada é gratuita.

Os visitantes podem conferir de perto, por exemplo, representações de danças, carrancas e jogos de damas nordestinos, característicos do folclore. Com uma riqueza visual, também estão expostas xilogravuras (técnica de gravura em relevos) com algumas das lendas mais emblemáticas do folclore verde e amarelo.

As 35 peças em exibição são parte de uma verdadeira herança, passada de geração em geração, e que, graças ao trabalho de profissionais e espaços culturais, conseguem chegar aos dias atuais de forma preservada.

Os objetos selecionados para compor a exposição são de diferentes localidades do país, como, por exemplo, São Luís, no Maranhão; Roseira Velha, em São Paulo; Caruaru e Petrolina, em Pernambuco; Pirapora, em Minas Gerais; e Salvador, na Bahia. Uma demonstração real de como o Brasil possui uma pluralidade cultural vasta, criativa e pungente. A multiplicidade de cores, formas e materiais utilizados na criação das peças também chama a atenção.

Celebração do folclore

Muito popular nas regiões Norte e Nordeste, essa celebração, que combina elementos indígenas, africanos e europeus, gira em torno de uma lenda da história de um boi que morre e é ressuscitado, envolvendo personagens como Chico, o vaqueiro que mata o boi, e o dono da fazenda que busca a cura do animal. Em 2012, o Bumba Meu Boi foi reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Outra vertente presente na mostra é a literatura de cordel. Ela está representada por meio de uma série de 29 exemplares desse gênero literário popular nordestino, que se manifesta através de poemas narrativos, geralmente impressos em folhetos. Trata-se de uma forma de expressão cultural que preserva e divulga as tradições, costumes e histórias do povo.

Entendendo o termo

A palavra folclore é de origem inglesa, criada a partir da expressão folk-lore – “Folk”, que vem do povo, e “Lore”, que significa conhecimento, saber. O termo foi cunhado pelo escritor, antiquário e folclorista britânico William John Thoms, em 1846.

O folclore é composto por algumas características elementares, tais como: ser popular; originar-se do saber cultural; ser uma tradição; ser transmissível pela oralidade e pela prática, de geração em geração; fazer parte do conhecimento coletivo e ser uma manifestação livre e espontânea de um povo.

* Escrita por Mayara Fernandes sob supervisão de Roberta Oliveira

Leia também

Leia também

Mayara Fernandes é natural de Juiz de Fora, graduanda em jornalismo pela Faculdade de Comunicação da UFJF. Gosta de ver filmes e ler livros. Estágiaria Web e Design Gráfico em Juiz de Fora desde abril de 2024.