Em homenagem ao Dia Mundial do Combate ao Diabetes (14 de novembro), foi lançada a cartilha “Vivendo e aprendendo com o diabetes mellitus”. A obra é fruto de uma tese de doutorado realizada no Programa de Pós-Graduação em Saúde, da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), desenvolvida no Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF), administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
A pesquisa foi realizada a partir de grupos de trabalho com pacientes no Ambulatório de Diabetes do Serviço de Endocrinologia do HU e é de autoria da médica endocrinologista Mariana Ferreira.
Cerca de 30 pacientes participaram dessa dinâmica, que contou com seis encontros e discutiu temas relacionados à alimentação, ao tratamento medicamentoso e a outras dificuldades enfrentadas pelos pacientes que convivem com diabetes.
Conscientização sobre o diabetes
O objetivo por trás da criação da cartilha é tornar mais acessíveis informações importantes relacionadas ao diabetes, e que são dúvidas dos próprios pacientes, como o diabetes emocional. Então, através dessas informações em saúde, os pacientes podem, consequentemente, aderir melhor aos tratamentos, com níveis adequados de glicose, mantendo o diabetes mais controlado e, assim, tendo mais qualidade de vida.
Entre os assuntos abordados na cartilha estão: cuidados com alimentação, medicamentos, complicações, hábitos de vida e a importância do autocuidado e autonomia do paciente.
O Diabetes Mellitus é uma doença crônica, resultado da má absorção ou produção insuficiente de insulina. Segundo a Federação Internacional de Diabetes, existem mais de 16 milhões de pessoas no Brasil diagnosticadas com diabetes. Ainda assim, falta conhecimento de como fazer o tratamento correto.
Ouça a entrevista com Mariana Ferreira
*Escrita por Michel Santos sob supervisão de Roberta Oliveira