‘Desespero': moradores falam à Itatiaia sobre casas alagadas em Juiz de Fora

Entrevistados falam sobre perdas, traumas e recomeço após a chuva extrema de segunda (15)

Marca na parede mostra nível da água na casa no Bairro Vitorino Braga em Juiz de Fora

Agonia, desespero, impotência dentro das próprias casas. Estas são as sensações descritas por dois moradores de Juiz de Fora que falaram à Itatiaia sobre o alagamento das residências, as perdas materiais e o trauma de recomeçar.

Eles vivem em bairros próximos na Zona Leste, onde a lama, sujeira e destroços deixam claro que foi a mais afetada pelas chuvas extremas que caíram na segunda (15). Os danos generalizados levaram à declaração de situação de emergência no município.

‘Não deu tempo de salvar nada’

No Bairro Vitorino Braga, Janderson e o filho faziam uma refeição quando o alagamento começou. Ele destaca o trauma de, mais uma vez, ter que recomeçar.

“Foi uma coisa muito rápida, em questão de segundos, a água subiu. Não deu tempo de salvar nada. Mais de dois metros e meio de altura de água. É muita água. É a segunda vez que a gente já perde tudo, como meu vizinho, todos aqui da rua. [A gente] está muito abalado, psicologicamente, falando”.

'É desesperador’

Moradora do Linhares há 18 anos, Isabel também teve a casa invadida pelas águas, destruindo móveis, eletrodomésticos e outros materiais. Em 2018, ela também enfrentou situação semelhante. Desta vez, considerou pior.

“Foi terrível. A sensação de agonia, que a gente fica vendo aquela água só subindo sem como sair de casa. Ilhado. Bate um desespero. Eu não sei nem como explicar o sentimento, sabe? Mas é desesperador. A gente está focado na limpeza, conseguiu tirar toda a lama de dentro de casa. A gente está tentando recomeçar”.

Ouça a matéria

Balanço da Defesa Civil

No balanço divulgado no início da noite desta quarta (17), a Defesa Civil registrou 187 ocorrências. Entre elas, 73 de alagamento; 40 de escorregamento de talude; e 30 de inundação.

Desde a emissão do alerta, Juiz de Fora acumulou 174,8 mm de chuva no bairro Filgueiras, conforme dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), seguido pelo bairro Linhares com 166,76 mm de chuva, e o bairro Grama com 148,87 mm de chuva.

Leia também

Leia também

Joubertt Telles é graduado em jornalismo pelo Centro Universitário Estácio Juiz de Fora, em 2010, e possui curso de Processo de Comunicação e Comunicação Institucional pela Fundação Getúlio Vargas. Trabalha na Itatiaia Juiz de Fora desde 2016, como repórter e apresentação. Prêmio Sindicomércio de Jornalismo 2017, na categoria rádio. Prêmios do Instituto Cultura do Samba como destaque do jornalismo local, em 2016 e 2017. Já atuou na Rádio Globo Juiz de Fora, TVE e Diário Regional, além de ter desempenhado função de assessor parlamentar na Câmara Municipal de Juiz de Fora.
Natural de Juiz de Fora, jornalista com graduação e mestrado pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Experiência anterior em Rádio, TV e Internet. Gosta de esporte, filmes e livros. Editora Web na Itatiaia Juiz de Fora desde 2023. Tricampeã na categoria Web/Mídias Digitais no Prêmio Oddone Turolla de Jornalismo, do Sindicomércio JF.

Ouvindo...