A adesão de motoristas ao Desconto de Usuário Frequente (DUF) na BR-040, entre Belo Horizonte e Juiz de Fora, permanece baixa. Segundo informações divulgadas pela EPR Via Mineira, concessionária responsável pela administração do trecho, quase metade ainda paga o valor cheio, mesmo com o desconto de 70% com o uso de TAG eletrônica.
Entre agosto de 2024 e maio de 2025, os veículos que utilizam TAG nas em Itabirito, Conselheiro Lafaiete e Barbacena tiveram pouca variação, passando de 52,08% para 52,54%.
O desconto é previsto no contrato de concessão e vale para veículos das categorias 1, 3 e 5. Essas categorias incluem: automóveis, caminhonetes e furgões; automóveis e caminhonetes com semirreboque; e automóveis e caminhonetes com reboque.
Nos locais onde há pedágio, a adesão também teve pouca mudança. Em Conselheiro Lafaiete, o percentual de veículos com TAG subiu de 52,44% em agosto de 2024 para 53,36% em maio de 2025. Em Itabirito, houve uma leve queda, de 54,26% para 53,74%. Já em Barbacena, o índice foi de 48,13% para 49,91% no mesmo período.
Como garantir o desconto?
Caso o motorista tenha interesse , é necessário que seja instalado no automóvel uma TAG eletrônica, de qualquer operadora. A partir da segunda passagem no mesmo sentido, no mesmo local e no mesmo mês, o desconto começa a ser aplicado automaticamente e aumenta a cada nova viagem, até a 30ª. Depois disso, o motorista passa a pagar sempre a tarifa mínima nas demais passagens daquele mês.
* Escrita por Mayara Fernandes sob supervisão de Roberta Oliveira