Basta andar nas ruas ou acessar qualquer site ou app na internet que elas aparecem: as promoções de fim de ano. Seja Black Friday ou Natal, o comércio chama os clientes para as compras.
E neste período, a atenção deve ser redobrada, porque os golpistas também estão atentos e em buscas das vítimas. Ainda mais no universo digital. Segundo o relatório semestral Global de Tendências de Fraude Omnichannel, quatro em cada dez brasileiros já foram alvos de fraudes digitais, seja por e-mail, internet, telefone ou mensagens de texto.
De acordo com o estudo, 10% dos pesquisados afirmaram já ter caído nos golpes virtuais. idosos e pessoas com pouco conhecimento da tecnologia são os mais vulneráveis.
O docente da área de Informática do Senac Minas, Fábio Leonel, falou à Itatiaia sobre como desconfiar das mensagens ajuda reconhecer a abordagem que pode resultar em problema ou prejuízo para as pessoas.
“A maioria dessas fraudes envolvem e-mails falsos, perfis clonados, falsas centrais de atendimento e mensagens. Mensagens, principalmente por WhatsApp. Os golpistas costumam usar mensagens urgentes, com erros de português e pedidos de dados pessoais. Então, sempre desconfie de mensagens ou ligações que pedem informações pessoais, principalmente se tiverem tom de urgência. Nunca compartilhe senhas, dados bancários ou documentos por telefone, redes sociais ou e-mails.”
Ouça a matéria