Prefeitura promove ação especial para o Novembro Verde no PAM Marechal

Programação será nas próximas terça (25) e quarta(26)

PAM Marechal em Juiz de Fora

A Secretaria de Saúde (SS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) realiza, na próxima terça-feira (25), e quarta (26), uma programação especial do Novembro Verde, no PAM Marechal, com ações voltadas ao fortalecimento da Homeopatia e das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde. As atividades serão na galeria da unidade, das 8h às 12h, e são abertas ao público.

Na terça-feira (25), o Serviço de Práticas Integrativas e Complementares (SPIC) promove orientações de saúde, uma roda de conversa com médicos homeopatas e um estande de farmácias de homeopatia. Já na quarta-feira (26), a programação conta com a roda de conversa “Homeopatia para Todos”, conduzida pela médica homeopata Adriana Ligorio.

O SPIC possui cerca de cinco mil pacientes com cadastro ativo, aos quais oferece homeopatia, antroposofia, acupuntura, auriculoacupuntura, reiki, meditação, além de grupos de autocuidado e reeducação em saúde. O serviço também dispõe de uma farmácia exclusiva para a dispensação de medicamentos homeopáticos e fitoterápicos.

Para receber atendimentos do serviço de homeopatia, basta comparecer ao PAM Marechal, no 3º andar, sala 307, ou ligar para o telefone (32) 3690-7130 e informar o número do CPF para agendar o acolhimento, realizado pela equipe de serviço social e enfermagem. Após essa etapa, são marcadas as consultas com médicos homeopatas ou antroposóficos.

Para as demais práticas integrativas, é necessário encaminhamento profissional da rede SUS.

Homeopatia

A homeopatia é um tratamento que não possui consenso científico de sua eficácia, porém pode funcionar como placebo e auxiliar na redução dos sintomas de doenças autolimitadas, aquelas que se curam sozinhas.

No Brasil, a homeopatia é reconhecida como especialidade médica pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) desde 1980 e faz parte da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares do SUS. No entanto, isso não representa eficácia comprovada e inquestionável.

Leia também

Ouvindo...