Ouvindo...

Com cuidado, passeios e brincadeiras marcam férias de julho em Juiz de Fora

Em entrevista à Itatiaia, gerente regional da Cemig orienta sobre dicas para evitar acidentes

A segunda quinzena de julho é sinônimo de crianças em casa. Isso exige atenção redobrada de pais, mães e responsáveis em buscas alternativas de entretenimento e também com os potenciais riscos de acidentes.

No entanto, os momentos de brincadeiras e relaxamento exigem atenção. A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) divulgou orientações para evitar problemas com atividades nas áreas externas e também comportamentos que podem ser perigosos dentro das casas.

Como aproveitar o tempo de folga das crianças?

Muitos locais já recebera inscrições para as colônias de férias ou oficinas de férias, como diversos projetos da UFJF, o Museu de Arte Murilo Mendes (MAMM); e o Parque da Lajinha e Parque Municipal.

Outra opção a partir desta semana envolve o Museu Mariano Procópio, com programação gratuita que se dedicam que estimulam a curiosidade, atividades físicas, parceria com os adultos.

A Itatiaia foi as ruas para saber da população o que costumam fazer com as crianças em casa nas férias. Ouça.

Cuidados com a rede elétrica

Além de diversão, é preciso ter cuidado com determinadas brincadeiras, para que os pais possam aproveitar com os filhos em segurança. Um dos cuidados que devem ser tomados pais pelos pais e responsáveis é a rede elétrica.

Em participação no quadro Itatiaia Entrevista, a gerente regional da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) de Juiz de Fora e Barbacena, Tamara Diniz, detalhou alguns riscos. Ouça.

Dicas de prevenção

  • Uso de protetores em todas as tomadas da casa;
  • Cuidado com o uso de benjamins e “T’s”, que, ao conectarem vários aparelhos simultaneamente, podem causar sobrecarga elétrica e até incêndios;
  • Não soltar pipas perto da rede elétrica;
  • Não manusear eletrodomésticos descalços ou com os pés molhados, especialmente em casas com piscina, onde a umidade aumenta o risco de choques;
  • Brinquedos eletrônicos devem ser utilizados conforme as recomendações do fabricante, respeitando a faixa etária indicada e a voltagem correta;
  • Não utilizar celulares, tablets e videogames enquanto estiverem carregando.
Désia Souza é jornalista pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), onde também cursou pós graduação em “Mídia e Cidadania” e mestrado em “Comunicação e Poder”. É coordenadora de jornalismo na Itatiaia Juiz de fora, onde também atua como âncora e repórter.
Mayara Fernandes é natural de Juiz de Fora, graduanda em jornalismo pela Faculdade de Comunicação da UFJF. Gosta de ver filmes e ler livros. Estágiaria Web e Design Gráfico em Juiz de Fora desde abril de 2024.