Matias Barbosa, na Zona da Mata, é uma dos três municípios mineiros que realiza o serviço de ampliação de transferência digital de veículos para proprietários que possuem Certificado de Registro de Veículo (CRV) físico.
O projeto piloto é realizado no Cartório Moraes, em Matias Barbosa, e também em Belo Horizonte e em João Pinheiro, no noroeste do Estado.
O projeto da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) permite que os proprietários que possuem o CRV físico iniciem o processo diretamente no cartório. A proposta é digitalizar o processo, segundo Bruno Raslan, superintendente de veículos da Coordenadoria Estadual de Trânsito “essa solução consiste em transformar o antigo CRV físico no documento em formato eletrônico. A partir daí, todo o processo segue o fluxo digital”.
Com a integração digital dos cartórios ao sistema estadual, o processo começa no próprio cartório e segue de forma eletrônica. O único passo presencial que permanece é a vistoria do veículo.
Os demais cartórios estão sendo treinados. De acordo com o superintendente, é de que após o término do projeto piloto mais de 1.700 cartórios possam oferecer o serviço.
Ouça a matéria: