A Companhia de Saneamento Municipal (Cesama) realiza um mutirão de atendimento no bairro Granjas Triunfo para o cadastro de imóveis que farão a primeira ligação de água. A ação será neste sábado (31), das 9h às 13h, na Rua Professor Crisóstomos Ferreira, 111.
Durante o mutirão, os moradores poderão solicitar a ligação apresentando de documentos pessoais e de comprovação de posse ou propriedade do imóvel. Quem tiver Cadastro Único (CadÚnico) atualizado poderá requerer a Tarifa Social.
Para os imóveis com documentação, é necessário apresentar, entre outros documentos, contrato de compra e venda, escritura, registro do imóvel, IPTU 2025 ou contrato com a Caixa Econômica Federal, além de documento de identidade e CPF.
Quem não tiver documentação do imóvel, poderão apresentar conta de energia elétrica atual ou com emissão superior a dois anos, declaração de dois vizinhos de que residem no imóvel há mais de dois anos, conforme a Lei Municipal nº 11.042/2005, além do CadÚnico atualizado.
De acordo com a Cesama, não haverá cobrança de taxa de ligação de água para residências habitadas e unifamiliares. Para imóveis comerciais, industriais, públicos, multifamiliares ou não habitados, a cobrança poderá ser aplicada conforme a pavimentação da via e o diâmetro da ligação onde o imóvel está situado.
Regularização e mudança do atendimento
Segundo a Cesama, o objetivo do mutirão é facilitar o acesso da população ao serviço, regularizar as ligações e ampliar o abastecimento de forma segura e legalizada.
Com a implantação das redes de abastecimento de água no bairro, a companhia irá reduzir gradualmente o envio de caminhões-pipa. Os moradores passam a contar com abastecimento contínuo, seguro, mais autonomia, comodidade e valorização dos imóveis.
Os moradores que não conseguirem participar do mutirão poderão entrar em contato pelos telefones 115 ou 0800 115 3232 para agendar atendimento presencial na Agência de Atendimento da Cesama.
Conforme a Resolução Arisb MG nº 185 de 2022, cabe ao usuário solicitar a prestação do serviço no prazo máximo de 30 dias a partir do mutirão, bem como providenciar as adequações internas necessárias.
Leia também
Fala Jotaefe: Câmara Municipal inicia atendimento itinerante em Juiz de Fora Equipe do Cras Móvel atende no Bairro São Pedro neste sábado (31)